CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Trump pressiona Irã por acordo nuclear após envio de Armada ao país: ‘tempo está se esgotando’

Segundo o presidente, a armada segue “com grande poder, entusiasmo e propósito” e está “pronta, disposta e capaz de cumprir rapidamente sua missão, com velocidade e...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra o Irã nesta quarta-feira (28) ao afirmar que uma “grande armada” naval americana está se deslocando rapidamente em direção ao país, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio. Em publicação na Truth Social, Trump disse que a frota é “maior do que a enviada à Venezuela” e é liderada pelo porta-aviões Abraham Lincoln.

Segundo o presidente, a armada segue “com grande poder, entusiasmo e propósito” e está “pronta, disposta e capaz de cumprir rapidamente sua missão, com velocidade e violência, se necessário”. Trump afirmou esperar que Teerã aceite negociar rapidamente um acordo “justo e equitativo”, que exclua de forma explícita o desenvolvimento de armas nucleares. “O tempo está se esgotando”, ultimou, ao ressaltar que a situação é “realmente essencial”.

Na mensagem, Trump também fez referência a uma ofensiva anterior contra o Irã, a Operação Midnight Hammer, realizada em junho do ano passado, descrita como de “grande destruição”, e advertiu que um novo ataque seria “muito pior”. “Façam um acordo. Eles não fizeram, e houve a operação. O próximo ataque será muito mais grave. Não deixem isso acontecer novamente”, disse.

A nova ameaça ocorre um dia após Trump afirmar, em entrevista, que espera não precisar usar a “grande armada” naval contra o Irã, embora tenha mantido a pressão militar enquanto sinaliza abertura à via diplomática. O envio do grupo de ataque do porta-aviões Abraham Lincoln ao Oriente Médio ampliou as opções militares dos EUA, segundo autoridades de defesa, em um momento de forte instabilidade interna no Irã.

O país persa vive uma onda de protestos contra o governo, com mais de 6 mil mortos, de acordo com organizações de direitos humanos, número contestado pelo regime iraniano. Paralelamente, há relatos de contatos informais entre autoridades iranianas e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, embora Teerã diga que não há negociações formais em curso.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN