CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Indígenas voltam para suas aldeias e equipes da Prefeitura limpam praça e terminal urbano
Foto: Assessoria PMU

Indígenas voltam para suas aldeias e equipes da Prefeitura limpam praça e terminal urbano

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, foram praticamente dois dias de trabalho intenso para retirar entulhos, lixo e sujeira. Este é um dos...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Indígenas voltam para suas aldeias e equipes da Prefeitura limpam praça e terminal urbano
Foto: Assessoria PMU

Os indígenas que ocupavam o entorno do Terminal Urbano, parte da Praça da Bíblia e a rodoviária velha de Umuarama voltaram para suas aldeias. Com isso, as equipes da Prefeitura realizam uma força-tarefa para limpar a área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, foram praticamente dois dias de trabalho intenso para retirar entulhos, lixo e sujeira. Este é um dos pontos mais movimentados da cidade, que centraliza o transporte coletivo urbano.

A equipe, formada por 10 servidores municipais que trabalharam na varrição, coleta e lavagem de calçadas, recolheu dois caminhões lotados de resíduos. As cargas totalizaram mais de três toneladas. Além disso, foram necessárias quatro viagens de caminhão-pipa (cerca de 20 mil litros de água) para a limpeza da praça.

“A sujeira era muita, mesmo. Deu trabalho. Como foram dezenas de indígenas reunidos por um longo período, o volume acumulado de resíduos foi grande, apesar da coleta periódica realizada pela Prefeitura”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Valério Silva. “Mas agora está tudo normalizado”, emendou.

OBemdito noticiou que os indígenas oriundos de Manoel Ribas retornaram para a aldeia de origem no último dia 15 de janeiro. A Prefeitura de Umuarama disponibilizou o transporte para o deslocamento do grupo, visando garantir o retorno seguro.

Após isso, um grupo de 30 a 35 indígenas de Nova Laranjeiras permanecia no local. Posteriormente eles também retornaram para casa.

Reunião com representantes dos indígenas

O prefeito Fernando Scanavaca reuniu-se com representantes dos indígenas e da Funai, nesta semana, para discutir a questão e suas implicações – como a ocupação de espaços públicos, que acabam ficando restritos à população. Dois grandes grupos chegaram à cidade em dezembro de 2025, provenientes de reservas das regiões de Nova Laranjeiras e de Manoel Ribas.

Durante a estadia na cidade eles tiveram assistência da parte do município. Foi oferecido café da manhã, banho e alimentação, bem como a possibilidade de abrigo. Porém, o prefeito explicou que por questões culturais – segundo eles mesmos – preferiram ficar em praça pública. “Agora que se retiraram ficou a limpeza da praça para o município, para retomar a rotina”, completou.

A secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, explicou que os índios se movimentam por todo Estado nesta época do ano. “As famílias levam suas crianças, em férias escolares. O município não pode interferir na situação, apenas oferecer apoio por meio da rede de assistência, mas nem sempre eles aceitam”, explicou. Qualquer medida de apoio pode ser aceita ou não pelos índios, que têm direitos constitucionais reconhecidos como povos originários.

Fonte: OBemdito com Assessoria PMU

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN