
Roblox em chamas: crianças protestam contra Felca após atualização no chat por voz
Nessa quarta-feira (14/1), a decisão provocou manifestações dentro do próprio jogo, com jogadores organizando protestos virtuais....
Publicado em
Por Diego Cavalcante

A plataforma Roblox, usada majoritariamente ao público infantil, enfrenta uma onda de protestos virtuais após mudanças em suas políticas de segurança. A principal alteração envolve o chat por voz, que passou a ser proibido para crianças.
Nessa quarta-feira (14/1), a decisão provocou manifestações dentro do próprio jogo, com jogadores organizando protestos virtuais.
Um dos principais alvos das manifestações é o influenciador Felca. Em agosto de 2025, o youtuber ajudou a popularizar o termo “adultização” ao publicar um vídeo com denúncias sobre a sexualização de menores nas redes sociais, gerando forte debate sobre segurança infantil no ambiente digital.
No jogo, usuários atrelaram a nova proibição ao youtuber. Por isso, ele se tornou alvo dos protestos com cartazes, frases de efeito e cenas exageradas, como caminhões em chamas, que rapidamente viralizaram nas redes sociais e se transformaram em memes.
Impedidos de se comunicar por áudio, os jogadores passaram a usar o chat de texto para protestar. As mensagens chamaram atenção pelo tom exaltado e pelos erros ortográficos, atribuídos à idade dos usuários. “Felca infiliz”, diz uma das frases. “Jogo lixo”, escreveu outro jogador. “Felca testudo, carniça pura”, afirmou outro.

Segurança infantil
Criado em 2004, o Roblox é uma plataforma on-line que permite aos usuários criar, jogar e compartilhar games desenvolvidos pela própria comunidade. O ambiente reúne milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.
Na segunda-feira (13/1), a empresa anunciou novas diretrizes de segurança, passando a exigir verificação de idade para o uso do chat de voz. Crianças não podem conversar com usuários maiores de idade por meio desse recurso.
Com as novas regras, jogadores com menos de 9 anos só podem se comunicar com usuários com menos de 13. A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à proteção do público infantil.
As mudanças ocorrem em meio a debates globais sobre segurança digital. Nos Estados Unidos, a procuradora-geral Liz Murrill já avaliou que o Roblox pode ser um “ambiente propício para predadores sexuais”.
Com informações do Metrópoles
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou





