
Região Oeste do Paraná deve enfrentar calor intenso e risco de temporais no fim de semana
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, uma frente fria se formará ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai...
Publicado em
Por CGN Redação

O afastamento de uma massa de ar frio e seco, que atuava sobre o Leste do Paraná e mantinha as temperaturas mais amenas, aliado à mudança na direção dos ventos, deve provocar elevação das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ventos vindos de São Paulo e do Centro-Oeste trazem ar quente ao Paraná, elevando as temperaturas e aumentando a umidade, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais, especialmente na região Oeste.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, uma frente fria se formará ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, acompanhada de um ciclone extratropical. Embora esses fenômenos não passem diretamente pelo Paraná, seus efeitos já serão sentidos a partir desta quinta-feira (8), com o retorno das chuvas, inicialmente no Litoral e no Oeste do Estado.
Na sexta-feira (9), as condições para temporais se intensificam, com maior impacto previsto justamente para o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná, sobretudo durante a tarde. “Essa combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”, detalha Kneib.
O sábado (10) deve ser marcado por temporais mais frequentes e intensos, à medida que a frente fria se aproxima do Estado. O Simepar alerta que as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba podem registrar maior volume de precipitação e tempestades mais severas. O Litoral também está sujeito a temporais ao final do dia.
No domingo (11), o tempo permanece instável. A chuva tende a perder força no Oeste e Sudoeste, mas persiste nas demais regiões, com possibilidade de episódios mais severos à tarde e à noite.
As temperaturas devem ultrapassar os 30°C em todo o Paraná na sexta-feira e no sábado, podendo superar os 33°C no Litoral, Oeste e Norte do Estado. A partir de domingo, o calor começa a diminuir, com previsão de aumento da nebulosidade e queda nas temperaturas máximas na segunda-feira (12).
O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas com chuva forte entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Estado, com possibilidade de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos. No sábado, o risco é considerado alto para as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e segue moderado nas demais áreas.
Com informações de Agência Estadual de Notícias
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou