CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Região Oeste do Paraná deve enfrentar calor intenso e risco de temporais no fim de semana
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Região Oeste do Paraná deve enfrentar calor intenso e risco de temporais no fim de semana

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, uma frente fria se formará ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai...

Publicado em

Por CGN Redação

Publicidade
Imagem referente a Região Oeste do Paraná deve enfrentar calor intenso e risco de temporais no fim de semana
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O afastamento de uma massa de ar frio e seco, que atuava sobre o Leste do Paraná e mantinha as temperaturas mais amenas, aliado à mudança na direção dos ventos, deve provocar elevação das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ventos vindos de São Paulo e do Centro-Oeste trazem ar quente ao Paraná, elevando as temperaturas e aumentando a umidade, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais, especialmente na região Oeste.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, uma frente fria se formará ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, acompanhada de um ciclone extratropical. Embora esses fenômenos não passem diretamente pelo Paraná, seus efeitos já serão sentidos a partir desta quinta-feira (8), com o retorno das chuvas, inicialmente no Litoral e no Oeste do Estado.

Na sexta-feira (9), as condições para temporais se intensificam, com maior impacto previsto justamente para o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná, sobretudo durante a tarde. “Essa combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”, detalha Kneib.

O sábado (10) deve ser marcado por temporais mais frequentes e intensos, à medida que a frente fria se aproxima do Estado. O Simepar alerta que as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba podem registrar maior volume de precipitação e tempestades mais severas. O Litoral também está sujeito a temporais ao final do dia.

No domingo (11), o tempo permanece instável. A chuva tende a perder força no Oeste e Sudoeste, mas persiste nas demais regiões, com possibilidade de episódios mais severos à tarde e à noite.

As temperaturas devem ultrapassar os 30°C em todo o Paraná na sexta-feira e no sábado, podendo superar os 33°C no Litoral, Oeste e Norte do Estado. A partir de domingo, o calor começa a diminuir, com previsão de aumento da nebulosidade e queda nas temperaturas máximas na segunda-feira (12).

O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas com chuva forte entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Estado, com possibilidade de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos. No sábado, o risco é considerado alto para as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e segue moderado nas demais áreas.

Com informações de Agência Estadual de Notícias

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN