
Papa Leão XIV aceita renúncia de dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar emérito de Cascavel
A informação foi divulgada oficialmente pela Nunciatura Apostólica, que comunicou a decisão do pontífice à Igreja no Brasil. Dom Aparecido exercia a função de bispo auxiliar...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

O Papa Leão XIV aceitou nesta quarta-feira (7) o pedido de renúncia apresentado por dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Cascavel, no Paraná.
A informação foi divulgada oficialmente pela Nunciatura Apostólica, que comunicou a decisão do pontífice à Igreja no Brasil. Dom Aparecido exercia a função de bispo auxiliar da arquidiocese e, com a aceitação do pedido, passa à condição de emérito.
Mensagem de dom Aparecido Donizeti de Souza:
Querido e amado povo de Deus da Arquidiocese de Cascavel, conforme disse o Apóstolo Paulo, “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito” (Tes 5, 18), e é exatamente isso que quero fazer aqui. Agradecer profundamente ao Senhor pela graça com a qual ele tem me acompanhado, sustentado e me conduzido no dia a dia. Na verdade, o Senhor é sempre bondoso, compassivo e misericordioso para conosco. E tenho essa convicção que Ele sempre esteve presente em minha vida me reerguendo, restaurando e renovando minhas forças. A Ele, portanto, toda glória e o louvor!
Há quase um ano, venho sendo profundamente chamado, como ministro ordenado, a viver uma experiência em perspectiva Missionária para colaborar em alguma comunidade com necessidade de assistência pastoral, sacramental e espiritual. Creio que Deus usa de algumas pessoas e situações, para nos dirigir seu apelo e seu chamado. Entendendo e acolhendo isso em meu coração, o tempo de estar com vocês como Bispo Auxiliar chega ao fim. Após muita reflexão, oração e discernimento, encaminhei ao Santo Padre o Papa Leão XIV meu pedido de renúncia do oficio e assim poder com mais liberdade serenidade, viver humildemente essa entrega a obra de evangelização conforme meus dons e possibilidades, onde Deus assim o permitir. Lembrando novamente o Apóstolo Paulo, “sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu desígnio” (Rom 8,26).
Neste momento expresso profunda gratidão a Deus pela oportunidade de viver essa experiência enriquecedora de fé e amor junto a vocês. Esta convivência com todos, certamente, gerou grande crescimento humano e espiritual em minha pessoa. E, espero também que minha presença no vosso meio tenha favorecido para que a obra santificadora de Deus pudesse acontecer na vida de muitos. A gratidão aqui se direciona de forma especial a Dom Adelar Baruffi e a Dom José Mario Scalon amizade, Angonese pela companheirismo e fraternidade episcopal. Com carinho e gratidão também me dirijo a todos colaboradores com os quais convivi tanto na casa episcopal como na Cúria Metropolitana de Cascavel (PR). Certamente, formamos uma abençoada família, pela convivência fraterna respeitosa. Agradeço de coração aos padres, religiosos/religiosas, diáconos permanentes e seminaristas com os quais tive oportunidade de conviver com muita proximidade e fraternidade durante esses anos. Deus abençoe a todos!
Meu olhar agora se volta com profundo carinho e gratidão a todos vocês fieis leigos e leigas por esse tempo todo especial no qual convivemos de forma sinodal, caminhando juntos. Certamente foram muitas celebrações, eventos, encontros e reuniões onde Deus foi agindo e nos oportunizando uma proximidade abençoada. Cada pessoa é um dom precioso em nossa vida. Minha eterna gratidão e compromisso de permanecer unido pelas orações e aberto para novos e possíveis reencontros se assim for da vontade de Deus.
Por fim, quero agradecer a Deus pela pessoa do Santo Padre o Papa Leão XIV que aceitou meu pedido de renúncia ao oficio de Bispo Auxiliar, me concedendo a oportunidade em poder viver essa experiência missionária em vista da edificação do Reino de Deus. Sei que amar e servir generosamente onde quer que estejamos é nossa vocação e missão.
Encerro no desejo de estar totalmente entregue nas mãos de Deus e contando com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que, onde eu estiver e com quem eu estiver, Ele possa fazer de mim um canal e instrumento de sua graça e de seu amor para quem precisar. Conto com a oração de todos e Deus nos abençoe sempre.
Com gratidão, Dom Aparecido Donizeti de Souza
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou