
Orelha amputada é enxertada no pé de paciente após grave acidente de trabalho
A paciente, identificada apenas pelo sobrenome Sun, sofreu um grave acidente de trabalho com máquinas pesadas, que causou lesões extensas no couro cabeludo e resultou na...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

Um caso raro e curioso chamou a atenção da comunidade médica: profissionais de saúde enxertaram temporariamente a orelha amputada de uma paciente em um dos pés dela.
A paciente, identificada apenas pelo sobrenome Sun, sofreu um grave acidente de trabalho com máquinas pesadas, que causou lesões extensas no couro cabeludo e resultou na perda de uma das orelhas. O caso foi acompanhado por Qiu Shenqiang, vice-diretor da unidade de microcirurgia do Hospital Provincial de Shandong, em Jinan, no leste da China.
Segundo o médico, os danos à região da cabeça e à rede de vasos sanguíneos foram tão severos que não havia condições de realizar o reimplante imediato da orelha. Diante disso, a equipe decidiu adotar um procedimento alternativo para preservar a estrutura até que o organismo da paciente estivesse apto a receber a reconstrução definitiva.
Como partes do corpo não podem ser mantidas fora do organismo por longos períodos, os cirurgiões optaram por enxertar a orelha no pé da paciente, onde as características das artérias, veias e dos tecidos são compatíveis. A escolha permitiu manter a orelha viva e em condições adequadas até que o couro cabeludo cicatrizasse completamente.
A estratégia possibilitou que a orelha permanecesse “em espera” até o momento ideal para ser reimplantada em seu local original, demonstrando uma solução médica incomum, porém eficaz, diante da complexidade do caso.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou