CGN - Últimas notícias de Cascavel, Paraná e Brasil
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em Xambrê

Publicado em

A decisão liminar foi concedida durante o plantão judiciário pelo desembargador Péricles Bellusci de Batista Pereira, após recurso apresentado pela administração da propriedade.
Imagem referente a Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em Xambrê
Imagem: Vagner Delaporte /O Bemdito

Por Redação

Atualizado em

O Tribunal de Justiça do Paraná determinou, na tarde desta segunda-feira (29), a reintegração imediata de posse da Fazenda Santa Fé, localizada na Estrada Cascata, em Xambrê. A área estava ocupada desde sábado (27) por integrantes de movimentos sem-terra.

A decisão liminar foi concedida durante o plantão judiciário pelo desembargador Péricles Bellusci de Batista Pereira, após recurso apresentado pela administração da propriedade. No despacho, o magistrado reconheceu a existência de esbulho possessório e destacou o risco de agravamento da situação, principalmente em razão da presença de cerca de 2 mil cabeças de gado no local.

Segundo a administração da fazenda, que possui 942 hectares, a ocupação poderia comprometer o manejo dos animais, o que justificou a urgência da medida. A ordem judicial autoriza o cumprimento da reintegração com apoio policial e determina comunicação imediata ao juízo de origem.

Desde o início da ocupação, equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar acompanharam a situação para evitar confrontos. A Polícia Militar informou que manteve diálogo com os ocupantes e com os responsáveis pela fazenda, sendo registrado boletim de ocorrência durante uma das reuniões.

Representantes do movimento afirmam que a ocupação ocorreu sob o argumento de que a área não cumpriria sua função social. Já a administração da fazenda sustenta que o imóvel foi vistoriado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e classificado como produtivo.

Com a liminar concedida, caberá agora ao Magistrado definir a forma e o momento do cumprimento da decisão. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação sobre o início da desocupação.

As informações são do O BemditoImagens de Vagner Delaporte

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas