CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria da Educação divulga resultado da consulta de diretores
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Secretaria da Educação divulga resultado da consulta de diretores

Participaram como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e também professores contratados em Regime Especial/PSS (esses somente nas escolas do campo e das...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Secretaria da Educação divulga resultado da consulta de diretores
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou, quinta-feira (18), o Edital 64/2025 – GS/Seed com a divulgação do Resultado Final do Processo de Consulta à comunidade escolar para designação de diretores das instituições de ensino da rede pública estadual de Educação Básica do Paraná. A votação ocorreu no dia 2 de dezembro e a posse dos diretores designados por Processo de Consulta à comunidade escolar está prevista para ocorrer no dia 2 de janeiro de 2026.

Participaram como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e também professores contratados em Regime Especial/PSS (esses somente nas escolas do campo e das ilhas, quando não houvesse servidor efetivo inscrito), que cumpriram todos os requisitos previstos nos editais, incluindo aprovação no curso de formação de gestores e na Prova de Habilitação.

A escolha dos diretores ocorreu por voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores da escola. “A participação da comunidade escolar na escolha dos diretores fortalece o vínculo entre a escola e seu território, além de garantir lideranças preparadas para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e promover um ambiente de aprendizagem cada vez mais acolhedor e eficiente”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMISSÕES – O processo é conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar entre eles, professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.

A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Neste ano, participaram 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.

Para a chefe do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Neiva Niero, a gestão impacta diretamente no desenvolvimento dos estudantes. “Nós trabalhamos com uma gestão de resultados e voltada para a aprendizagem, sempre pensando nos estudantes”, afirma.

Para serem considerados habilitados, os candidatos passam por duas etapas eliminatórias. A primeira consistiu na participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. A segunda é a prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN