CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Comunicado conjunto dos presidentes de países do Mercosul não menciona Venezuela

Na sessão Plenária do Mercosul, Lula disse que uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o Hemisfério Sul. “A ameaça de soberania se...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O comunicado conjunto dos presidentes dos Estados Partes do Mercosul não fez menção à Venezuela, embora o assunto tenha sido abordado em discursos de ao menos dois chefes de Estado durante a 67ª Cúpula, realizada neste sábado, 20: do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente argentino, Javier Milei, – que tiveram opiniões contrárias. O evento não foi transmitido para a imprensa na íntegra.

Na sessão Plenária do Mercosul, Lula disse que uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o Hemisfério Sul. “A ameaça de soberania se apresenta hoje, sob guerra, antidemocracia e crime organizado”, afirmou.

Já Milei saudou a pressão dos Estados Unidos e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para “libertar o povo da Venezuela”.

A Venezuela foi suspensa do Mercosul em 2016 por não garantir a “plena vigência das instituições democráticas”.

O comunicado foi assinado pelos chefes de Estado do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, e pelo ministro das Relações Exteriores da Bolívia.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN