CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Míssil russo mata 8 na Ucrânia em dia de conversas de paz com oficiais americanos

Alguns dos feridos em Odessa estavam em um ônibus no centro da cidade. Caminhões pegaram fogo no estacionamento e carros também foram danificados. O porto foi...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Um ataque com mísseis russos à infraestrutura portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, provocou oito mortes e deixou 27 pessoas feridas neste sábado, 20, segundo o serviço de emergência da Ucrânia. O bombardeio de Moscou ocorre no mesmo dia em que oficiais russos irão viajar à Flórida para conversar com funcionários americanos na expectativa de avançar as negociações para o fim da guerra na Ucrânia.

Alguns dos feridos em Odessa estavam em um ônibus no centro da cidade. Caminhões pegaram fogo no estacionamento e carros também foram danificados. O porto foi atingido por mísseis balísticos, de acordo com Oleh Kiper, governador da região de Odessa.

Moscou não reconheceu imediatamente relatos do ataque. O Ministério da Defesa da Rússia disse neste sábado que, no dia anterior, havia atacado a “infraestrutura de transporte e armazenamento usada pelas forças armadas ucranianas”, junto com instalações energéticas e aquelas que fornecem para o esforço de guerra de Kiev.

Em outros lugares, drones ucranianos atingiram uma plataforma de petróleo russa, o navio de patrulha militar Okhotnik e outras instalações, segundo o Estado-Maior Geral da Ucrânia em um comunicado neste sábado.

Discussões para o fim da guerra

Apesar dos ataques, as discussões para o fim da guerra continuam. Oficiais ucranianos, europeus e americanos se encontraram em Berlim na semana passada para conversar e agora estes devem comunicar os russos sobre os avanços.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou neste sábado em Kiev que o progresso das conversas dependerá da postura dos EUA após as discussões com os russos. “Neste momento, honestamente não sei se avançaremos, mas saberei mais tarde hoje.”

O presidente americano Donald Trump vem promovendo uma extensa iniciativa diplomática para acabar com a guerra, mas seus esforços foram travados pela diferença entre o que Moscou e Kiev demandam para acabar com o conflito.

Conversas em Miami

Os esforços devem continuar neste sábado, com o encontro de Kirill Dmitriev, que chefia o fundo soberano de riqueza da Rússia, com o enviado de Trump, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, em Miami, segundo um oficial dos EUA que conversou com a Associated Press (AP).

O principal negociador da Ucrânia, Rustem Umerov, disse na sexta-feira, 19, que uma delegação ucraniana havia se encontrado com parceiros americanos e europeus nos EUA. Ele deu poucos detalhes, mas destacou que eles concordaram em continuar o “trabalho conjunto no futuro próximo”.

Questionado sobre a reunião em Miami, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na quinta-feira, 18, que Moscou estava se preparando para contatos com os EUA para saber sobre os resultados das reuniões em Berlim, mas ele não deu detalhes.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sinalizou recentemente que deve manter suas exigências maximalistas sobre a Ucrânia, à medida que as tropas de Moscou avançam no campo de batalha apesar de grandes perdas. Na sexta-feira, Putin expressou confiança de que o Kremlin alcançaria seus objetivos militarmente se Kiev não concordasse com as condições da Rússia para acabar com a guerra.

Os líderes da UE concordaram em fornecer US$ 106 bilhões à Ucrânia para atender às suas necessidades militares e econômicas pelos próximos dois anos, embora tenham falhado em superar diferenças com a Bélgica que permitiriam usar ativos russos congelados para financiar Kiev. Em vez disso, foram feitos empréstimos nos mercados de capitais.

Após quase quatro anos de guerra, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a Ucrânia precisará de US$ 161 bilhões de dólares nos próximos dois anos./com AP

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN