
‘Patrulha Amiga’ forma turma e revela nome de mascote do programa
A solenidade reuniu 220 alunos de quatro escolas municipais, que receberam certificados após participar do juramento, reafirmando o compromisso com valores como respeito, cidadania e responsabilidade....
Publicado em
Por Luiz Haab

Alunos de escolas municipais de Cascavel participaram, nesta semana, da formatura do Programa Patrulha Amiga, iniciativa voltada à prevenção e à conscientização sobre os riscos do uso de drogas. O trabalho é direcionado a estudantes do quinto ano do ensino fundamental e tem como base a orientação precoce para escolhas seguras e responsáveis.
A solenidade reuniu 220 alunos de quatro escolas municipais, que receberam certificados após participar do juramento, reafirmando o compromisso com valores como respeito, cidadania e responsabilidade. Criado em 2018, o Patrulha Amiga já alcançou quase 50 mil estudantes e é desenvolvido por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Segurança Pública e a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas.
Antes da entrega dos certificados, foi realizada a apresentação oficial do mascote do programa, que a partir do próximo ano passará a integrar as ações educativas. O nome escolhido, Teiko, foi definido com a participação da comunidade e carrega um significado diretamente ligado à missão do projeto: Resistir às drogas, à violência e às pressões do dia a dia, fazendo escolhas conscientes desde a infância.
A confecção do mascote foi patrocinada pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel, reforçando o envolvimento do setor empresarial com iniciativas de impacto social e educativo. Para a vice-presidente da Acic para Assuntos da Educação, Silvana Borghelot Cordeiro, o programa representa um investimento no futuro das crianças. “A segurança pública é uma das áreas que recebem atenção especial da associação comercial. A entidade participa ativamente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e também contribuiu para a confecção do mascote, que passa a fortalecer ainda mais as ações do Patrulha Amiga”, diz Silvana. A vice-presidente também ressalta a importância da prevenção como ferramenta fundamental. Segundo ela, trabalhar esse tema desde cedo é um dos caminhos mais eficazes para orientar, alertar e evitar que crianças e adolescentes tenham contato com as drogas e a violência.
A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, reforçou o papel estratégico do programa neste momento da vida escolar dos alunos. Eles estão no quinto ano e, no próximo, conforme Márcia, vão para o sexto, mudando de escola e convivendo com alunos mais velhos. Essa formação preventiva é uma base muito importante para orientar e proteger. As aulas do Patrulha Amiga são ministradas por guardas municipais capacitados, que seguem um cronograma pedagógico estruturado. “Os agentes passam por treinamentos específicos e cumprem um calendário pedagógico para garantir a efetividade do trabalho”, explica o gerente de divisão da Guarda Municipal, Bráulio Pereira Alves.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou