AMP
Foto: Arquivo

Transitar ganha reforço: formados 23 novos agentes para atuar nas ruas de Cascavel

Durante o período de formação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas abrangendo conteúdos de mobilidade urbana, administração pública, legislação de trânsito, ética, psicologia, primeiros socorros,...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Foto: Arquivo

O curso de formação de agentes de mobilidade teve início no dia 3 de novembro e foi concluído na manhã desta quinta-feira (18), com a formatura no auditório da Prefeitura. Após 45 dias de atividades e 328 horas-aula, 23 novos agentes finalizaram a etapa obrigatória do concurso público nº 002/2023 e no início de 2026 já estarão na ativa dos trabalhos.

Durante o período de formação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas abrangendo conteúdos de mobilidade urbana, administração pública, legislação de trânsito, ética, psicologia, primeiros socorros, direção defensiva, operação de trânsito, engenharia, língua portuguesa e mecânica básica, entre outros. A formação também conta com a colaboração do Ministério Público e da Polícia Civil, reforçando a integração entre as instituições.

O curso representa a última etapa do concurso realizado em 2023. Com a conclusão da formação, os agentes estão aptos a tomar posse, prevista para o dia 5 de janeiro. Após a assinatura da posse, os novos servidores iniciarão as atividades junto à Transitar, podendo atuar no trânsito, no transporte coletivo, na rodoviária, nos terminais e no aeroporto.

O prefeito Renato Silva, destacou a importância do investimento em capacitação. “Quando temos equipes treinadas, capacitadas e comprometidas, conseguimos facilitar a vida das pessoas e melhorar a convivência no trânsito. O conhecimento não ocupa lugar e faz toda a diferença no serviço público”. 

A presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, reforça que a chegada dos novos agentes reforça o quadro funcional da Transitar, que enfrentava defasagem de servidores, garantindo maior eficiência nos serviços prestados à população e ampliando a presença e o monitoramento nas vias do município. “Tivemos uma baixa no número de servidores ao longo de 2024 e também em 2025. Com a reposição desses profissionais, garantimos mais eficiência no trabalho, o pleno funcionamento do aeroporto, viaturas nas ruas realizando o monitoramento, a presença e a fiscalização do trânsito, além de uma atenção ainda maior ao transporte coletivo”. 

Para a coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane Moura, o curso foi pensado para preparar profissionais completos, indo além da técnica. “O agente de mobilidade atua em diferentes frentes, como trânsito, transporte e aeroporto. Por isso, trabalhamos tanto a legislação e os procedimentos técnicos quanto a humanização no atendimento e o papel do servidor público, que é servir bem a sociedade”. 

Entre os formandos, o sentimento é de expectativa e satisfação para o início das atividades. A agente de mobilidade Andréa Aguiar ressaltou que a formação foi intensa e essencial para o exercício da função. “Foram 45 dias de muito aprendizado. O curso nos prepara para atuar em várias áreas e chegar à formatura é motivo de muita alegria e orgulho.”

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X