
Catuaí Cascavel convidou personalidades locais para destinarem doações a 10 instituições
Natal é tempo de solidariedade. Nesta época do ano, nos lembramos de algo que deve estar em nossas mentes todos os dias: existem muitas pessoas que...
Publicado em
Por Redação CGN

A indignação não é raiva, é inquietude. A coragem não é a ausência do medo, mas a atitude tomada apesar dele. E é nessas lindas filhas da esperança que o “dar as mãos” começa. São elas, irmãs, que incentivam a mudança, a saída da zona de conforto, o acolhimento. Essas características fazem parte das mentes e corações de todos os voluntários que escolheram seguir o propósito de amar com atitude, daqueles que cuidam de entidades que fazem a diferença.
Natal é tempo de solidariedade. Nesta época do ano, nos lembramos de algo que deve estar em nossas mentes todos os dias: existem muitas pessoas que precisam de ajuda. Visando ser uma peça que contribui para o funcionamento de instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade, o Catuaí Shopping Cascavel promoveu um tempo de confraternização e de entrega de doações a 10 organizações não governamentais da cidade e região. Durante o ano de 2025, o Shopping promoveu ações com o intuito de incentivar a população a estender os braços, arregaçar as mangas, e ser o motivo de gratidão de alguém. E agora, em celebração ao 1º aniversário, recebeu homenagem de pessoas da sociedade que, em contrapartida, indicaram sua instituição de preferência para receber uma doação do Shopping.
Com 2026 logo ali, o objetivo é começar o novo ano com o pé direito, fazendo aquilo que é correto. Para comemorar o primeiro aniversário do Catuaí e ajudar a população a ter um Natal mágico, personalidades de Cascavel indicaram uma entidade para ser beneficiada. São elas: o Núcleo Assistencial São Francisco de Assis (NAFA) (indicada pelo Vice-Prefeito Henrique Mecabô), o Albergue Noturno (Olga Bongiovanni), o Rotary (Márcio Blázius), a Tenda Nossa Senhora da Santa Cruz (Beatriz Orso), o Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade (CEMIC) (Márcia Bresolin), o Abrigo São Vicente de Paulo (Susana Gasperzaki), o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) (Leonaldo e Fabíola Paranhos), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) (Alberto Pompeu), a Uopeccan (Prefeito Renato Silva), e a Casa de Acolhimento Primeiros Passos (indicada pela Primeira-Dama, Ódina Silva).
Vera Aparecida, do CEMIC, explica que o dinheiro destinado pelo Shopping complementa os recursos voltados ao pagamento de funcionários e a manutenções essenciais para manter um ambiente digno para as 180 crianças atendidas no Centro de Estudos. “Fiquei orgulhosa de saber que a gente tem uma empresa que ‘pensa Cascavel’ para além do lucro”, afirma.
A realidade financeira, desafio comum compartilhado entre as instituições, também se faz presente no Abrigo São Vicente de Paulo. O presidente Euclides Pizzi reforça que, com 42 idosos acolhidos e um custo de cuidado alto, a conta nem sempre fecha. “Os convênios que nós temos não cobrem todas as nossas despesas. Então, nós dependemos de muita ajuda. Tudo o que vem lá para o Abrigo é muito bem-vindo. O Shopping, com certeza, veio para somar”, explica.
Para a superintendente Claudia Michiura, a conexão do Catuaí com Cascavel e região vai além da doação financeira. “O shopping é isso, é fazer parte da comunidade. Queremos ser um exemplo, incentivar outros a também embarcar na prática de ‘ajudar ao próximo’”, explica. O objetivo é aproveitar o fluxo de 400 mil visitantes mensais para que a população veja e conheça o trabalho dessas instituições: “Vamos aproveitar esse público que frequenta, que passa por aqui. As pessoas circulam por aqui e, quando são apresentadas às entidades, são movidas a ajudar”.
Para Maycon Corazza, “quando Cascavel sonhou com esse shopping, colocou muito amor nesse sonho. E foi esse amor que fez aqui prosperar um local que, muito mais que desenvolvimento, traz essa humanidade”. O chefe de gabinete resume a ação de cada organização com uma frase de São Francisco de Assis: “comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”, e completa: “alguém tem dúvida de que é possível fazer o impossível com essas entidades que fazem o impossível todos os dias? Que Cascavel siga sendo essa terra de prosperidade, de solidariedade, porque é isso que faz da gente uma sociedade tão forte e tão abençoada”.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou