CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Guilherme Piai consultou Tereza Cristina e Lupion antes de sugerir sucessor a Tarcísio

Piai, que deixará a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) para se candidatar a deputado federal, apresentou ao governador o nome de Geraldo Melo Filho, ex-presidente do...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O secretário estadual de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai (Republicanos), consultou a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), e o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (Republicanos-PR), antes de sugerir o nome do seu sucessor na pasta.

Piai, que deixará a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) para se candidatar a deputado federal, apresentou ao governador o nome de Geraldo Melo Filho, ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no governo Jair Bolsonaro (PL) e diretor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que presta assessoria para a FPA.

A escolha final foi de Tarcísio, a quem cabe bater o martelo sobre o secretariado. O governo paulista confirmou na quinta-feira que Melo Filho será o novo secretário da pasta.

“A Tereza e o Lupion são dois guardiões do agro e ter ouvido eles me dá mais segurança ainda sobre a indicação do Geraldo ao governador Tarcísio”, disse Piai ao Estadão.”Faz algum tempo que converso com o governador sobre essa indicação”, acrescentou o secretário.

Procurado, Lupion reforçou que a escolha foi de Tarcísio. A senadora Tereza Cristina e o Palácio dos Bandeirantes não haviam se manifestado até a publicação da reportagem.

“O convite do governador Tarcísio não poderia ser recusado, especialmente pela admiração por ele e pelo seu perfil técnico de trabalho. Sou técnico e já trabalhamos juntos. Ele sabe da boa relação existente com a senadora Tereza e o deputado Lupion, assim como com toda a bancada da FPA, além das entidades do setor que formam o IPA”, disse Melo Filho ao Estadão.

Assim como outros auxiliares de Tarcísio que pretendem disputar as eleições, Piai deixará o cargo até o final do ano para se dedicar à pré-campanha para uma vaga na Câmara dos Deputados.

Ele participará na segunda-feira, 15, de um evento ao lado de Tarcísio para fechar o ciclo de mais de dois anos à frente da Secretaria de Agricultura. Está prevista a entrega do título de regularização fundiária de número cinco mil para assentados no Estado e também o primeiro Cadastro Ambiental Rural (CAR) para um assentado, de acordo com a pasta.

Piai defende o modelo adotado como “reforma agrária do jeito certo” porque, além da regularização das terras, ofertou crédito, moradia e assistência técnica aos assentados. “Os assentados viraram verdadeiros produtores rurais. E não aqueles coitadinhos que têm que viver na miséria para ser usado como massa de manobra eleitoral”, disse Piai.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN