CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Alckmin: relação comercial entre Brasil e Argentina vai bem e batendo recordes

Segundo Alckmin, o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina, ultrapassando compras em mais de US$ 13 bilhões, o dobro do segundo colocado, que são...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a relação comercial bilateral entre o Brasil e a Argentina está indo bem e batendo recordes, na esteira da recuperação da economia Argentina.

Segundo Alckmin, o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina, ultrapassando compras em mais de US$ 13 bilhões, o dobro do segundo colocado, que são os Estados Unidos. Já para o Brasil, a Argentina “também é importantíssima” ao ocupar o quarto maior destino das exportações brasileiras, no ranking que engloba China, EUA, União Europeia (UE) e Argentina em seguida.

Alckmin participou do evento 8º Seminário Internacional de Líderes, que debate a relação comercial entre Brasil e Argentina, em São Paulo. Na ocasião, comemorou os 40 anos do Mercosul, mencionando que se trata de um bloco “muito importante porque embora mundo seja globalizado, o comércio é intrarregional”.

Exemplificando, o vice-presidente destrinchou que a relação entre EUA, México e Canadá, equivale a 40% do comércio dos países. Na União Europeia (UE), mais de 50% é só entre os países que compõe o bloco, enquanto na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), equivale a 60%. Já na América Latina, equivale a 20%.

“Fortalecer Mercosul é importante, ficamos 13 anos sem fazer acordo. Quando estamos parados, estamos retrocedendo, porque alguém está fazendo acordo e vai ter preferência sob nós”, disse ele, frisando, contudo, que nos últimos anos o Mercosul conseguiu fechar parcerias com Cingapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, organização de livre comércio da Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega), com expectativa ainda de conquistar a assinatura com a UE, na expectativa do governo, em 20 de dezembro deste ano.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN