CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Governo dos EUA revoga punições da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Foto: Rosinei Coutinho/STF

Governo dos EUA revoga punições da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Decisão também beneficia a esposa do ministro e a empresa da família, após pedido do governo Lula e reaproximação diplomática entre Brasil e Estados Unidos....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Governo dos EUA revoga punições da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (12), a retirada das sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à esposa dele, Viviane Barci de Moraes, e à empresa da família, a Lex Instituto de Estudos Jurídicos. As punições haviam sido aplicadas com base na Lei Magnitsky.

A decisão ocorre após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente norte-americano, Donald Trump. Com a reaproximação entre os dois governos, o Palácio do Planalto já esperava uma resposta positiva por parte dos EUA.

As sanções contra Moraes foram anunciadas em julho deste ano. Já a esposa e a empresa da família passaram a ser alvo das punições em setembro. À época, o governo Trump alegou motivos políticos ligados à atuação de Moraes no STF, especialmente como relator do processo que apurou a chamada tentativa de golpe, que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados.

Além das sanções individuais, os Estados Unidos adotaram outras medidas contra o Brasil, como a ampliação de tarifas comerciais, a retirada de vistos de ministros do Supremo, juízes auxiliares, integrantes da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e políticos com atuação em processos no STF.

O que é a Lei Magnitsky

A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos punam estrangeiros acusados, segundo o entendimento do governo americano, de violações de direitos humanos. Entre as penalidades previstas estão o bloqueio de bens e contas no país, a proibição de entrada em território norte-americano e a restrição para realizar negócios com empresas dos EUA, inclusive instituições financeiras.

A legislação foi criada em 2021 e recebeu esse nome em referência ao advogado russo Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção estatal e morreu em uma prisão em Moscou, em 2009.

As informações são do site Metrópoles.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN