
Cascavel inicia programa de acolhimento temporário para animais vítimas de maus-tratos
A iniciativa trabalha dois pilares fundamentais: dar uma nova chance a animais vulneráveis e estimular, dentro das casas, valores como empatia, cuidado e responsabilidade. As Famílias...
Publicado em

Cascavel avança na proteção e no bem-estar dos animais. A Secretaria de Meio Ambiente passa a oferecer, a partir desta sexta-feira (11), o Programa Responsável Legal, que permitirá que famílias do município acolham temporariamente cães e gatos que sofreram maus-tratos e precisam de um lar seguro para se recuperar. Com o início oficial do programa, o Município amplia sua rede de cuidado e reforça o compromisso de garantir dignidade e proteção aos animais. O projeto foi apresentado hoje à comunidade da Escola da Transparência I.
A iniciativa trabalha dois pilares fundamentais: dar uma nova chance a animais vulneráveis e estimular, dentro das casas, valores como empatia, cuidado e responsabilidade. As Famílias de Acolhimento Temporário, chamadas de FAT, irão receber todo o suporte necessário durante o período em que mantiverem o animal. “É importante reforçar também que quando um animal sofre maus-tratos, ele não precisa só de resgate. Ele precisa de acolhimento, segurança e amor, que é o preconiza o programa”, destaca a diretora de Conservação Ambiental, Olga Tschá.
As famílias não ficarão sozinhas. O Município oferece atendimento veterinário gratuito, ração, castração, vacina antirrábica e orientação técnica durante todo o período de acolhimento. A equipe do Bem-Estar animal acompanha todo o processo. E, se houver disponibilidade em estoque, também será disponibilizada uma casinha para abrigar o animal. A equipe da Sema também orienta e auxilia na escolha do cão ou gato mais adequado ao espaço e à rotina da família.
Para se tornar uma FAT, a pessoa precisa ter mais de 21 anos, residir em Cascavel, ter tempo e espaço para oferecer proteção, demonstrar boa índole e condições de saúde para cuidar de um animal e estar disponível para uma entrevista de seleção. Quem quiser participar pode fazer a inscrição pelo site prefa.cascavel.pr.gov.br, por meio do banner do programa.
Para participar, é necessário garantir um ambiente seguro e limpo, protegido de sol e chuva, manter portões fechados, utilizar telas em janelas no caso de apartamentos e nunca usar correntes. Durante passeios, o uso de coleira e guia é obrigatório para evitar acidentes. Mesmo sendo um acolhimento temporário, o programa reforça que carinho e atenção são imprescindíveis para que o animal se recupere plenamente.
O Responsável Legal é destinado exclusivamente a cães e gatos vítimas de maus-tratos, confirmados por avaliação da equipe de Bem-Estar Animal da Sema. Animais de rua ou errantes não fazem parte do escopo do programa.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou