CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Tarcísio vê PL da Dosimetria como avanço possível e defende buscar ‘próximos passos’

“Eu acho que é o possível no momento, eu entendo que a gente precisa buscar um caminho de pacificação, o reestabelecimento da justiça. Temos que dar...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira, 11, que o PL da Dosimetria representa “o possível no momento” e defendeu que parlamentares bolsonaristas continuem trabalhando para que a pauta que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avance no Senado. A declaração foi dada durante a entrega de apartamentos em Carapicuíba (SP).

“Eu acho que é o possível no momento, eu entendo que a gente precisa buscar um caminho de pacificação, o reestabelecimento da justiça. Temos que dar os passos possíveis, o que era possível politicamente era isso, então vamos avançar com esse passo (PL da Dosimetria) e pensar depois nos próximos”, afirmou o governador.

Tarcísio foi um dos principais articuladores da versão original do texto, o chamado PL da Anistia, que acabou transformado no PL da Dosimetria pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Foi também peça central para que a proposta tramitasse em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

O PL da Anistia foi colocado em bloco com a PEC da Blindagem – movimento que desencadeou protestos em várias cidades do País e levou à estagnação das duas matérias. O texto acabou sendo reconfigurado para reduzir penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe de Estado, sem conceder anistia.

Apontado durante meses como o principal nome da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, Tarcísio foi avisado na semana passada de que Jair Bolsonaro escolheu Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu sucessor na disputa presidencial. Contudo, aliados do governador ainda acreditam que ele pode ser o candidato do grupo.

Agora, o texto do PL da Dosimetria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, Esperidião Amin (PP-SC), deve apresentar seu parecer na quarta-feira, 17, e já sinalizou a possibilidade de reinserir a anistia no relatório.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN