CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Quem é Heloísa Helena, que brigou com o PT e substitui o deputado suspenso Glauber Braga

Glauber disse que não chegou a conversar com ela nos últimos dois dias, mas tem confiança na ex-senadora. “Tenho confiança na trajetória e na militância da...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) retorna ao Congresso Nacional depois de 18 anos. Ela substituirá Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve o mandato suspenso por seis meses nesta quarta-feira, 10, por decisão do plenário da Câmara dos Deputados.

Glauber disse que não chegou a conversar com ela nos últimos dois dias, mas tem confiança na ex-senadora. “Tenho confiança na trajetória e na militância da Heloísa”, afirmou.

Helena é uma das fundadoras da Rede e do próprio PSOL, que fundara em 2004, após abrir divergência com a condução do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Rede hoje faz parte de federação com o PSOL.

O ápice da briga que levou à saída do partido e à criação do PSOL foi a reforma da Previdência encampada pela gestão petista, a quem Heloísa Helena passou a chamar de “neoliberais”.

Quando fez a opção de sair do PT, Helena era senadora por Alagoas. Ela foi eleita em 1998 e ficou na Casa até 2007. No pleito de 2006, foi candidata à Presidência da República pelo jovem PSOL. Terminou aquela disputa no terceiro lugar, com 6,85% dos votos.

Agora na Rede, ela travou uma disputa política interna com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo comando do partido que integra. Ela saiu triunfante contra a chefe da pasta.

Heloísa Helena é enfermeira e professora. Ela, que tem sua trajetória política ligada aos movimentos sociais, já foi vice-prefeita de Maceió entre 1993 e 1995. Ela também foi deputada estadual por Alagoas entre 1995 e 1999.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN