CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Quem é Eileen Higgins, primeira mulher a ser eleita prefeita de Miami (EUA)

Eileen é a primeira mulher a ser eleita para o cargo na cidade e a primeira democrata a ocupá-lo desde 1997, quando Xavier Suarez – pai...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A democrata Eileen Higgins foi eleita prefeita de Miami (EUA) na terça-feira, 9, com quase 60% dos votos no segundo turno, derrotando o republicano Emilio Gonzalez, apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Eileen é a primeira mulher a ser eleita para o cargo na cidade e a primeira democrata a ocupá-lo desde 1997, quando Xavier Suarez – pai do atual prefeito de Miami, Francisco Suarez – venceu sua última eleição.

Ela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade do Novo México e tem especialização em Negócios pela Universidade de Cornell.

Antes de concorrer à prefeitura, Eileen atuava como Comissária do Condado de Miami-Dade desde 2018. Na época, ela passou a se apresentar aos eleitores como “La Gringa” – termo usado por falantes de espanhol para se referir a americanos brancos – porque muitas pessoas tinham dificuldade de pronunciar seu nome.

Um dos principais temas da campanha de Eileen foi sua oposição às políticas anti-imigração de Trump. Em entrevista ao jornal El País, ela classificou as medidas do republicano como “cruéis” e descreveu sua gestão como “um gotejamento de ódio”.

“Trump e eu temos visões muito diferentes sobre como devemos tratar nossos moradores, muitos dos quais são imigrantes”, disse. “Essa é a força desta comunidade, o fato de sermos um lugar baseado em imigrantes, é isso que nos torna especiais.”

Segundo o El País, mais da metade dos residentes do Condado de Miami-Dade são imigrantes e cerca de 70% têm origem hispânica. A democrata afirmou que o governo Trump trata esse grupo como “menos que humanos”. “Eles não são criminosos. Eles fazem parte desta comunidade, e a comunidade está com medo”, disse.

A vitória de Eileen representou mais um revés para os republicanos, que também foram derrotados em eleições para cargos importantes em Estados como Nova York, Nova Jersey e Virgínia. A sequência de campanhas bem-sucedidas é interpretada como uma rejeição ao retorno de Trump à Casa Branca.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN