CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Mais de 500 mil pessoas são deslocadas após confrontos entre Camboja e Tailândia

Na terça-feira, 9, três soldados tailandeses e sete civis cambojanos morreram durante os conflitos que foram retomados no último domingo, 7....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os confrontos entre o Camboja e a Tailândia seguem sem sinais de trégua deixando centenas de milhares de deslocados em ambos os países. Cerca de 400 mil pessoas fugiram das áreas afetadas na Tailândia enquanto o Camboja deslocou mais de 127 mil moradores nesta quarta-feira, 10.

Na terça-feira, 9, três soldados tailandeses e sete civis cambojanos morreram durante os conflitos que foram retomados no último domingo, 7.

A disputa entre Tailândia e Camboja envolve uma divergência centenária sobre fronteiras definidas no período colonial francês, com ambos os países reivindicando a soberania de templos antigos na região de divisa.

Em julho, um conflito de cinco dias deixou 43 mortos e quase 300 mil deslocados, antes de uma trégua entrar em vigor. O cessar-fogo, ratificado em outubro com mediação de Trump, foi suspenso pela Tailândia semanas depois, após a explosão de uma mina que feriu soldados.

Nesta semana, os confrontos deixaram baixas em ambos os países. As Forças Armadas da Tailândia informaram a morte de cinco soldados e dezenas de feridos, enquanto o Camboja registrou sete civis mortos e 20 feridos, sem atualizar os números nesta quarta-feira, 10.

O impacto do conflito ultrapassou, inclusive, o campo militar e civil. Como consequência, toda a equipe do Camboja foi retirada dos 33º Jogos do Sudeste Asiático, que começaram na última terça-feira na Tailândia. Em comunicado o Comitê Olímpico Nacional do Camboja expressou pesar pela decisão, ressaltando, porém, a prioridade das famílias dos atletas pela segurança.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN