CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Delegado Diego Martins: “Boletim e IMEI são fundamentais para desmontar a cadeia da receptação de celulares”

Delegado Diego Martins: “Boletim e IMEI são fundamentais para desmontar a cadeia da receptação de celulares”

Após o êxito inicial, as ações avançaram para outras cidades. A maior devolução ocorreu em Curitiba, em outubro, quando 421 celulares foram restituídos em um único...

Publicado em

Por CGN Redação

Publicidade

A operação Recuperacel, iniciativa da Polícia Civil do Paraná para rastrear e devolver celulares furtados ou roubados, segue ampliando resultados e ganhando destaque em várias regiões do Estado. A primeira grande devolução ocorreu em Cascavel, marco que inaugurou a fase estadual do projeto: 160 aparelhos foram recuperados e entregues aos proprietários.

Após o êxito inicial, as ações avançaram para outras cidades. A maior devolução ocorreu em Curitiba, em outubro, quando 421 celulares foram restituídos em um único dia. Também receberam edições do projeto os municípios de Palmas, Maringá, São Mateus do Sul, Paranaguá, Apucarana, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava e Arapongas — todos registrando importantes índices de recuperação de aparelhos.

Em Cascavel, o delegado da Polícia Civil Diego Martins Ribeiro destaca que o ponto de partida para qualquer ação é sempre o boletim de ocorrência e a informação correta do IMEI.

Segundo ele, “sem o boletim e o IMEI, não há investigação”, reforçando a importância do registro imediato por parte da vítima. Ribeiro detalha o processo: “Essas informações são enviadas a uma base de dados interna e, a partir disso, utilizamos técnicas investigativas e inteligência policial para identificar a pessoa que está usando o celular. Com a identificação, ela é intimada a comparecer na delegacia para entregar o bem. Se a investigação identificar que o celular foi adquirido de forma criminosa, essa pessoa poderá ser autuada pelo crime de receptação culposa ou dolosa”, explica.

O projeto segue em expansão e já é considerado uma das maiores operações de recuperação de celulares do Estado, aproximando a população da polícia e reforçando a importância do registro ágil e preciso após o crime.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN