CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vereadores de Cascavel aprovam criação de duas novas secretarias municipais. Veja quais

Vereadores de Cascavel aprovam criação de duas novas secretarias municipais. Veja quais

A Semu será responsável por planejar, articular e executar ações direcionadas às mulheres, atuando de forma integrada com áreas como saúde, educação, assistência social e segurança...

Publicado em

Por Luiz Haab

Publicidade
Imagem referente a Vereadores de Cascavel aprovam criação de duas novas secretarias municipais. Veja quais

A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou na sessão desta segunda-feira (8) a criação da Secretaria Municipal da Mulher e da Cidadania. A proposta tem como meta fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção, ao protagonismo feminino e ao exercício da cidadania. A iniciativa integra o Projeto de Lei nº 196 de 2025, que institui duas novas pastas: a Secretaria Municipal da Mulher e da Cidadania (Semu) e a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas (Semud).

A Semu será responsável por planejar, articular e executar ações direcionadas às mulheres, atuando de forma integrada com áreas como saúde, educação, assistência social e segurança pública. O líder de governo, vereador Xavier (Republicanos), ressaltou que entre as atribuições da nova secretaria estão a interlocução de demandas sociais, econômicas e culturais relacionadas às mulheres, além da formulação de políticas de enfrentamento à violência, promoção da igualdade de direitos e incentivo à autonomia econômica.

A estrutura da pasta incluirá a Divisão de Planejamento, Gestão e Finanças; a Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; e o Departamento de Cidadania e Políticas para a Mulher, que reunirá divisões de atendimento especializado e de promoção da cidadania. Também caberá à Semu desenvolver ações educativas sobre feminicídio e violência de gênero, articular políticas de atenção integral à saúde feminina, combater o assédio moral e sexual, produzir diagnósticos sobre a situação da mulher no município e prestar apoio técnico ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Durante a votação desta segunda-feira, a vereadora Bia Alcantara (PT) destacou que a criação da secretaria atende a uma demanda histórica e facilitará o acesso a recursos e convênios federais, possibilitando ao município integrar programas como a Casa da Mulher Brasileira. O vereador Hudson Moreschi (PODE) reforçou que a nova pasta “não vai atuar apenas sob a perspectiva da mulher como vítima, mas como protagonista”, proporcionando mais oportunidades para o desenvolvimento social, econômico e político das mulheres em Cascavel.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN