
Vereadores de Cascavel aprovam criação de duas novas secretarias municipais. Veja quais
A Semu será responsável por planejar, articular e executar ações direcionadas às mulheres, atuando de forma integrada com áreas como saúde, educação, assistência social e segurança...
Publicado em
Por Luiz Haab

A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou na sessão desta segunda-feira (8) a criação da Secretaria Municipal da Mulher e da Cidadania. A proposta tem como meta fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção, ao protagonismo feminino e ao exercício da cidadania. A iniciativa integra o Projeto de Lei nº 196 de 2025, que institui duas novas pastas: a Secretaria Municipal da Mulher e da Cidadania (Semu) e a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas (Semud).
A Semu será responsável por planejar, articular e executar ações direcionadas às mulheres, atuando de forma integrada com áreas como saúde, educação, assistência social e segurança pública. O líder de governo, vereador Xavier (Republicanos), ressaltou que entre as atribuições da nova secretaria estão a interlocução de demandas sociais, econômicas e culturais relacionadas às mulheres, além da formulação de políticas de enfrentamento à violência, promoção da igualdade de direitos e incentivo à autonomia econômica.
A estrutura da pasta incluirá a Divisão de Planejamento, Gestão e Finanças; a Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência; e o Departamento de Cidadania e Políticas para a Mulher, que reunirá divisões de atendimento especializado e de promoção da cidadania. Também caberá à Semu desenvolver ações educativas sobre feminicídio e violência de gênero, articular políticas de atenção integral à saúde feminina, combater o assédio moral e sexual, produzir diagnósticos sobre a situação da mulher no município e prestar apoio técnico ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante a votação desta segunda-feira, a vereadora Bia Alcantara (PT) destacou que a criação da secretaria atende a uma demanda histórica e facilitará o acesso a recursos e convênios federais, possibilitando ao município integrar programas como a Casa da Mulher Brasileira. O vereador Hudson Moreschi (PODE) reforçou que a nova pasta “não vai atuar apenas sob a perspectiva da mulher como vítima, mas como protagonista”, proporcionando mais oportunidades para o desenvolvimento social, econômico e político das mulheres em Cascavel.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou