
Castramóvel leva atendimento gratuito ao Reassentamento São Francisco e reforça política pública de bem-estar animal
De acordo com o coordenador do Bem-Estar Animal, Rafael Spinelli, a estratégia de deslocar a unidade até as regiões rurais garante acesso ao serviço para famílias...
Publicado em
Por CGN Redação

O Castramóvel, unidade móvel de cirurgias de cães e gatos, está no Reassentamento São Francisco, levando o serviço descentralizado de castração até a comunidade rural. A iniciativa faz parte da política de controle populacional de cães e gatos desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o coordenador do Bem-Estar Animal, Rafael Spinelli, a estratégia de deslocar a unidade até as regiões rurais garante acesso ao serviço para famílias que têm dificuldade de se deslocar até a área urbana. “Essa descentralização tem como objetivo atender áreas mais afastadas, onde há animais soltos, abandonados e também o risco de ninhadas indesejadas. Aqui em São Francisco fizemos cerca de 50 agendamentos e a procura da comunidade está sendo muito positiva”. Conforme estimativa, 50 castrações evitam em um ano cerca de 500 novos animais.
A ação deve seguir até a próxima segunda-feira (8), encerrando o ciclo de atendimentos do Castramóvel em 2025. A unidade será então recolhida para higienização e manutenção, retornando às atividades no início de 2026, com novo cronograma de atendimentos. Já as clínicas credenciadas, atualmente cinco, seguem com castrações normalmente durante todo o ano, com agendamento realizado pelo mesmo sistema do Setor de Bem-Estar Animal.
Moradores do Reassentamento destacaram a relevância da castração gratuita e perto de casa. A agricultora Maria Lúcia Maciel Mendes levou seus animais para o procedimento e ficou impressionada com a facilidade do atendimento. “É muito importante, porque para gente se deslocar até a cidade é difícil. Como o serviço vem até nós, fica muito melhor. O atendimento é ótimo”.
A fisioterapeuta Sandra Zarinhak também conta que o interior enfrenta abandono recorrente de animais deixados por moradores da área urbana: “Aqui tem muito abandono. Animais acabam indo para as casas e, com o tempo, vira um acúmulo difícil de manter. A castração ajuda a controlar a natalidade e reduz esse problema. Para gente é essencial”.
Entre os atendimentos realizados pelo Castramóvel e pelas clínicas conveniadas, o Município já contabiliza cerca de 18 mil castrações, consolidando o programa como uma das principais ações de bem-estar animal de Cascavel.
A Secretaria do Meio Ambiente reforça que um novo cronograma de castrações nos bairros será aberto em janeiro de 2026, ampliando novamente a cobertura para a área urbana e para localidades do interior, conforme critérios técnicos do programa. Além disso, ao longo de todo ano, a comunidade pode fazer agendamento por meio do WhatsApp do Controle Populacional, pelo telefone (45) 9146-7370.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou