
Homem é preso por divulgar fotos íntimas de adolescente
A ação foi realizada pela equipe da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, com apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR). O mandado faz parte de uma...
Publicado em
Por Redação

Um homem foi preso em Arapongas (PR) na tarde desta quinta-feira (04) durante a Operação Abismo, após cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV/PCPA).
A ação foi realizada pela equipe da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, com apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR). O mandado faz parte de uma investigação iniciada no Pará, após o pai de uma adolescente moradora de Belém formalizar denúncia relatando que a filha era vítima de crimes cometidos por meio de redes sociais, especialmente no Instagram.
Segundo a Polícia Civil, os investigados teriam criado um perfil falso da adolescente, divulgado conteúdo íntimo e marcado pessoas conhecidas para ampliar o alcance das publicações. Eles também criaram um grupo privado, onde passaram a chantagear a vítima e realizar ameaças, além de ofensas reiteradas. A investigação aponta que o material tinha como finalidade causar danos à reputação da jovem e provocar violência psicológica continuada.
Ainda conforme o inquérito, o homem preso e um adolescente envolvido no caso confessaram à vítima a criação do perfil e relataram já ter praticado condutas semelhantes contra outras meninas, indicando repetição dos fatos. Ambos são investigados pelos crimes de divulgação de conteúdo pornográfico envolvendo adolescente (Art. 241-A, ECA), violência psicológica contra a mulher (Art. 147-B, CPB), difamação (Art. 139, CPB) e falsa identidade (Art. 307, CPB).
A Operação Abismo é coordenada pela DCCV/PCPA, com participação do CIBERLAB/MJ e apoio das Polícias Civis do Paraná e do Rio Grande do Sul. No dia 25 de novembro, a Polícia Civil já havia cumprido mandado de busca e apreensão na residência do investigado. As diligências seguem em andamento em relação ao adolescente apontado como coautor.
A Polícia Civil do Pará informou que as ações integram um trabalho conjunto para responsabilização de suspeitos de crimes cibernéticos envolvendo vítimas vulneráveis e reforçou que as investigações continuam em diferentes estados do país.
Com informações do Portal TN Online
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou