CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Alckmin: ‘Brasil tem 2% do PIB do mundo, 98% está lá fora, temos que abrir mercados’

“Lula avançou ao reduzir o tarifaço em suas conversas com o presidente Trump”, disse ele, citando reduções aplicadas a celulose, ferroníquel, madeira serrada, itens industrializados e,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira, 4, que a abertura de mercados segue como prioridade da política comercial do governo e destacou avanços recentes nas negociações com os Estados Unidos para reduzir o impacto do tarifaço sobre produtos brasileiros.

“Lula avançou ao reduzir o tarifaço em suas conversas com o presidente Trump”, disse ele, citando reduções aplicadas a celulose, ferroníquel, madeira serrada, itens industrializados e, mais recentemente, café, carne e frutas.

As declarações foram feitas durante a 6ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS).

Alckmin reforçou que a expansão das exportações depende da inserção global. “O Brasil tem 2% do PIB do mundo, 98% está lá fora, temos que abrir mercados”, afirmou.

Ele destacou que, mesmo com as restrições tarifárias, as vendas externas cresceram 9,1% em outubro e devem levar o País a um novo recorde anual.

De acordo com ele, essas medidas já mudaram o perfil das exportações brasileiras para os Estados Unidos. “Hoje temos 51% das nossas exportações para os EUA com zero ou 10%”, afirmou.

O total de bens ainda afetados pelo tarifaço caiu de 36% para 22%. “O trabalho continua para reduzir ainda mais o total de 22% das exportações afetadas”, completou.

Alckmin acrescentou que a agenda comercial inclui novos acordos do Mercosul e que o governo busca ampliar a competitividade externa em paralelo ao apoio às pequenas empresas exportadoras.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN