CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Aluguel residencial sobe 0,37% em novembro, após alta de 0,57% em outubro, revela FGV

O índice acumulou uma alta de 6,92% nos 12 meses encerrados em novembro, ante um avanço de 5,58% nos 12 meses terminados em outubro....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os aluguéis residenciais aumentaram 0,37% em novembro, após terem subido 0,57% em outubro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O índice acumulou uma alta de 6,92% nos 12 meses encerrados em novembro, ante um avanço de 5,58% nos 12 meses terminados em outubro.

“O destaque de novembro está no acumulado em 12 meses, que avançou para 6,92%, bem acima dos 5,58% registrados em outubro. Esse salto mostra que, apesar da desaceleração mensal, a tendência de alta no mercado de locação ainda é clara. Capitais como Belo Horizonte e São Paulo puxaram essa aceleração. Esse comportamento indica que, mesmo com sinais de moderação, os reajustes continuam superando os praticados em 2024 e devem seguir influenciando as negociações no início de 2026”, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em nota oficial.

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.

Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de um aumento de 0,13% em outubro para alta de 0,52% em novembro. No Rio de Janeiro, o índice saiu de alta de 0,68% para elevação de 1,13% no período; em Belo Horizonte, de aumento de 1,30% em outubro para alta de 0,39% em novembro; e em Porto Alegre, de alta de 0,88% para recuo de 0,37%.

No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 6,53% em São Paulo; 11,37% em Belo Horizonte; 5,50% no Rio de Janeiro; e 4,63% em Porto Alegre.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN