CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Prefeitura pode virar fiadora de micro e pequenas empresas em Curitiba
Crédito: Everson Bressan/SMCS

Prefeitura pode virar fiadora de micro e pequenas empresas em Curitiba

O projeto está sob análise da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Curitiba....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Prefeitura pode virar fiadora de micro e pequenas empresas em Curitiba
Crédito: Everson Bressan/SMCS

Um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba pode permitir que micro e pequenas empresas possam contar com a Prefeitura como fiadora para ter linhas de crédito com bancos públicos e privados.

A autoria do projeto é do vereador Mauro Bobato (Pode), que justificou a proposta devido a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

“As empresas de menor porte têm enfrentado diversas barreiras na obtenção de recursos,. As dificuldades em obtenção de crédito decorrem basicamente de dois nós estruturais: o alto custo financeiro e as fortes restrições de acesso ao crédito, na grande maioria por falta de um fiador”, explicou Bobato.

Segundo números do Sebrae apontados no projeto de Bobato, os empresários de micro e pequenas empresas conseguem sucesso nas linhas de crédito apenas em 9% dos casos nos bancos públicos, 12% nos privados e 31% nas cooperativas de crédito.

“Não falta dinheiro, mas sobra burocracia. Conforme os números da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as contratações de operações de crédito somaram R$ 378 bilhões até o último dia 8 de maio. Desse total, menos de 10%, R$ 31,3 bilhões, chegaram aos micro e pequenos negócios”, finalizou Bobato.

O projeto está sob análise da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Curitiba e ainda precisa ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e comissões permanentes.

Após essas análises o projeto segue apara votação em plenário, sendo necessária a aprovação em dois turnos sem alteração no texto para a proposta seguir até a Prefeitura de Curitiba.

Caso o prefeito em exercício aprove o texto, a proposta é declarada lei. Mas se o projeto foi vetado o projeto precisa ser votado novamente dentro da Câmara Municipal de Curitiba.

Fonte: Paraná Portal

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN