CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Réveillon em Copacabana continua cancelado; Crivella fala em festa ‘espalhada’

No último fim de semana, a Prefeitura informou que não haveria a festa no formato “tradicional” – reunindo até 3 milhões de pessoas na orla de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Depois de se reunir com representantes do setor hoteleiro, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) disse nesta quinta-feira, 30, que foi discutida no encontro a ideia de fazer uma festa de réveillon mais “espalhada” por outras áreas da cidade e não concentrada em Copacabana.

No último fim de semana, a Prefeitura informou que não haveria a festa no formato “tradicional” – reunindo até 3 milhões de pessoas na orla de Copacabana. O anúncio provocou pressões do setor hoteleiro, já duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus e temeroso de perder ainda mais dinheiro.

O município, na ocasião, prometeu que novos formatos de comemoração seriam estudados, para evitar aglomerações que facilitam a transmissão da doença. Um espetáculo virtual de fogos de artifício, sem público e com transmissão pela televisão e redes sociais, chegou a ser cogitado.

“Eles (empresários do setor hoteleiro) me apresentaram uma ideia interessante, que é você espalhar o povo, em vez de concentrar em Copacabana, no sentido que todos possam assistir diversos espetáculos e não terem problema de estarem aglomerados e de repente alguém sem máscara contaminar muita gente”, afirmou o prefeito.

Representantes da Vigilância Sanitária que também participaram da reunião estudam as medidas necessárias para colocar o plano em prática. A festa de Réveillon de Copacabana tradicionalmente começa a ser organizada no mês de agosto. “Vamos apresentar ao conselho científico, depois novamente à sociedade, discutir com os vereadores, pessoal do hotel e do comércio”, afirmou o prefeito. “Acho que pode ser uma boa ideia.”

De acordo com o último boletim divulgado nesta quinta pelo governo do estado, a cidade registra 70.989 casos de covid-19 e 8.270 mortes e a epidemia segue em expansão. “A gente precisa superar essa nossa tristeza, essa nossa tragédia. Enxugar os olhos, erguer os olhos para os céus e seguir”, disse Crivella. “Temos filhos, netos, jovens. A vida continua por mais que a gente tenha que levar essa tragédia.”

No início da semana, Crivella já havia considerado realizar uma pesquisa popular para saber se festas como o réveillon e carnaval devem ser realizadas. A data e o formato do carnaval tampouco foram definidos. Os principais organizadores da festa decidiram adiar para setembro a decisão sobre a data em 2021. Riotur, Liga das Escolas de Samba e associações de blocos ainda apostam no surgimento de uma vacina contra a Covid-19, capaz de garantir as aglomerações sem risco na data oficial, em fevereiro.

A última reunião da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para tratar do assunto ocorreu no dia 14, mas o encontro terminou sem nenhuma definição sobre a data do evento.

“Imaginamos que até meados de setembro a gente tenha uma definição”, disse o presidente da Liga, Jorge Castanheira, na ocasião. “Só imaginamos o desfile em fevereiro com a vacina. O desfile não pode acontecer sem aglomeração dos desfilantes ou de quem está assistindo”.

A pedido da Liesa, a Riotur suspendeu a divulgação dos preços dos ingressos do Sambódromo para o público estrangeiro. A entidade também suspendeu as negociações com as empresas responsáveis por disponibilizar a infraestrutura do carnaval de rua.

A Associação de Blocos Sebastiana, que reúne onze dos mais tradicionais blocos do Rio, informou que também pretende aguardar até setembro para que a decisão seja tomada em conjunto. “A Sebastiana é contra a realização dos desfiles em 2021 se não houver uma vacina contra a covid-19 e a consequente imunização da população”, afirmou a presidente da associação, Rita Fernandes.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN