
Três das 22 pessoas socorridas em Rio Bonito do Iguaçu estão internadas em Cascavel
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações de busca, resgate e atendimentos pré-hospitalares foram encerradas. O trabalho agora concentra-se no cadastramento e atendimento das...
Publicado em
Por Fábio Wronski

A Secretaria da Saúde do Paraná atualizou na manhã desta segunda-feira (10) o número de pacientes internados em decorrência do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e região. Segundo o balanço oficial, há 22 pessoas hospitalizadas: 14 em Guarapuava (distribuídas entre o Hospital São Vicente, com 6 pacientes; o Hospital Santa Tereza, com 7; e o Hospital Regional, com 1), 5 em Laranjeiras do Sul (2 no Hospital São Lucas e 3 no Hospital São José) e 3 em Cascavel (todos no Hospital Universitário).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações de busca, resgate e atendimentos pré-hospitalares foram encerradas. O trabalho agora concentra-se no cadastramento e atendimento das famílias afetadas, além da distribuição de donativos. Moradores, voluntários, servidores estaduais e municipais seguem empenhados na retirada de estruturas danificadas e na limpeza das áreas atingidas.
O Governo do Estado anunciou, nesta manhã, a liberação de R$ 533 milhões para a construção de moradias em municípios com até 25 mil habitantes. A agenda para o anúncio já estava previamente marcada, segundo o Executivo. O novo programa, denominado Casa Fácil Municípios, contemplará 324 cidades—o equivalente a 81% do território estadual, que possui 399 municípios—com repasses diretos do Tesouro do Estado às prefeituras. A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Legislativa.
O fenômeno meteorológico ocorreu por volta das 18h de domingo, quando uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, causando danos significativos na área urbana. O tornado foi classificado como F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. Em seguida, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou