
Atenção! Prefeitura abre matrículas para escolas e Cmeis
Rematrículas e direcionamentos de 10 a 21 de novembro No período de 10 a 21 de novembro, serão realizadas as rematrículas dos alunos que permanecerão na mesma...
Publicado em
Por Fábio Wronski
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o cronograma oficial da Campanha de Matrículas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O processo abrange rematrículas, transferências e novos encaminhamentos entre instituições, contemplando escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Atualmente, a Rede Municipal atende mais de 32 mil alunos.
Rematrículas e direcionamentos de 10 a 21 de novembro
No período de 10 a 21 de novembro, serão realizadas as rematrículas dos alunos que permanecerão na mesma instituição. O procedimento deve ser feito preferencialmente pela plataforma digital Área do Aluno (https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br).
No mesmo intervalo, ocorre o direcionamento automático, via georreferenciamento, dos alunos que farão a transição do Cmei para a escola, garantindo a matrícula na instituição mais próxima da residência dos estudantes.
A transição dos alunos do 5º para o 6º ano — da Rede Municipal para a Rede Estadual — também segue este cronograma e pode ser efetuada tanto pela Área do Aluno quanto diretamente na instituição de origem.
Matrículas para lista de espera de 24 a 28 de novembro
As matrículas de alunos provenientes da lista de espera do Infantil III, conforme o direcionamento do Cadastro Único (Cadun), serão realizadas presencialmente, nas instituições indicadas, de 24 a 28 de novembro. No mesmo período, ocorre a matrícula das crianças do Infantil V e do 1º ano atendidas nos CEIs conveniados.
Simultaneamente, novas matrículas nos Cmeis continuam para famílias convocadas pela lista de espera do Cadun. Os responsáveis serão comunicados individualmente e receberão orientações sobre os procedimentos necessários.
Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE) entre 1º e 12 de dezembro
O Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE) estará disponível de 1º a 12 de dezembro na Área do Aluno. Pais e responsáveis que não concordarem com o direcionamento realizado pelo georreferenciamento poderão manifestar interesse em transferência para outra unidade escolar durante esse período.
Atenção especial para crianças que completarão 4 anos até 31 de março de 2026
A Secretaria de Educação faz um alerta às famílias: crianças que completarão 4 anos até 31 de março de 2026 e que ainda não possuem cadastro no Cadun devem ser inscritas presencialmente na Secretaria de Educação. Esse procedimento é fundamental para que o município possa direcionar a vaga à escola mais próxima da residência, em cumprimento à obrigatoriedade escolar para essa faixa etária.
Orientação da Secretaria de Educação
A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, destaca a importância da participação das famílias no processo. “A matrícula é o primeiro passo para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola. Todo o processo foi planejado com antecedência para que cada criança tenha sua vaga assegurada e inicie o ano letivo de 2026 com tranquilidade. Também pedimos a colaboração das famílias para que realizem o cadastro das crianças que farão 4 anos até 31 de março e ainda não estão no Cadun, pois isso é fundamental para o correto direcionamento das vagas”, afirmou.
A Secretaria de Educação permanece à disposição para orientações e esclarecimentos durante todo o período da Campanha de Matrículas 2026.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou