CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Ratinho, Tarcísio e Michelle superam Lula no 2º turno, aponta pesquisa
Foto: Jonathan Campos/AEN

Ratinho, Tarcísio e Michelle superam Lula no 2º turno, aponta pesquisa

No segundo turno, os dados indicam que Ratinho Júnior abriu margem para derrotar Lula, alcançando 43,4% das intenções de voto, contra 38,9% do atual presidente....

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Ratinho, Tarcísio e Michelle superam Lula no 2º turno, aponta pesquisa
Foto: Jonathan Campos/AEN

A mais recente pesquisa eleitoral nacional da Futura Inteligência, divulgada nesta semana, revela um cenário de forte polarização e desgaste para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento aponta que Lula perderia o segundo turno para os principais nomes da direita e centro-direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Michelle Bolsonaro (PL).

No principal cenário de primeiro turno, Lula aparece com 33,6% das intenções de voto. Michelle Bolsonaro surge em segundo lugar, com 25,4%, seguida por Tarcísio de Freitas, que registra 13,4%. Outros pré-candidatos, como Ratinho Júnior (6,9%) e Ronaldo Caiado (3,1%), apresentam índices mais baixos. Brancos, nulos e indecisos somam cerca de 9%.

Em cenários alternativos, Lula mantém a liderança no primeiro turno, mas a diferença em relação aos adversários varia conforme o nome testado. Em um eventual confronto com Jair Bolsonaro, o presidente atual aparece com 35,8%, enquanto o ex-presidente atinge 37,8%, revertendo a vantagem histórica do petista em pesquisas anteriores.

No segundo turno, os dados indicam que Ratinho Júnior abriu margem para derrotar Lula, alcançando 43,4% das intenções de voto, contra 38,9% do atual presidente. Este é o maior índice registrado pelo governador do Paraná desde o início da série histórica em julho de 2023, com crescimento superior a dez pontos percentuais desde então. Na primeira pesquisa, Lula tinha 47,3% e Ratinho Júnior, 32,8%. Em setembro, o governador marcou 42,4%, ante 40,5% de Lula.

Além de Ratinho Júnior, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro também aparecem com vantagem no segundo turno. Tarcísio soma 45,3% contra 39,5% de Lula, enquanto Michelle Bolsonaro registra 47,6% contra 41,2% do petista. Lula vence apenas os demais governadores testados: 42% contra 38,3% de Romeu Zema e 40,3% contra 38,6% de Ronaldo Caiado.

Na pesquisa espontânea, sem apresentação de lista, Ratinho Júnior é o governador mais citado, ao lado de Tarcísio de Freitas, e à frente de nomes como Ronaldo Caiado, Ciro Gomes, Romeu Zema, Simone Tebet, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

A avaliação do governo federal reforça o cenário de desgaste. Apenas 32,9% dos entrevistados consideram a gestão “ótima ou boa”, enquanto 44,9% classificam como “ruim ou péssima”. A aprovação pessoal de Lula está em 40,7%, ante 53,8% de desaprovação, em trajetória de deterioração desde o início de 2025.

No campo econômico, 39,1% afirmam que sua situação pessoal piorou nos últimos quatro anos e 53,5% avaliam que a economia do país está pior. Além disso, 52,3% acreditam que o Brasil segue “no rumo errado”, indicando um ambiente desfavorável para o governo.

Entre os principais problemas que o próximo presidente deveria enfrentar, destacam-se corrupção (28,8%), saúde (19,8%) e segurança pública (16,3%), temas tradicionalmente associados ao discurso de oposição ao PT.

A pesquisa também revela uma divisão política persistente: 35,6% dos entrevistados dizem estar “cansados da divisão do país”, enquanto 26,9% se identificam com o lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e 21% com Lula. A polarização permanece, embora o eleitorado demonstre sinais de fadiga.

O levantamento, realizado entre os dias 16 e 21 de outubro com 2.000 entrevistas em todo o país, foi realizado por telefone (CATI) com eleitores de 16 anos ou mais, possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN