CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Putin ordena análise sobre possível retomada russa de testes nucleares após falas de Trump

“A Rússia sempre cumpriu rigorosamente o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e não temos planos de abandoná-lo”, afirmou Putin. “Mas, se os EUA ou...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou nesta quarta-feira, 5, que ministérios e serviços de inteligência preparem uma análise sobre um possível início de trabalhos voltados à retomada de testes nucleares, após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema. A decisão foi anunciada durante reunião do Conselho de Segurança russo, após o Parlamento expressar preocupação com o que considerou uma escalada de riscos globais.

“A Rússia sempre cumpriu rigorosamente o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e não temos planos de abandoná-lo”, afirmou Putin. “Mas, se os EUA ou outros países realizarem tais testes, a Rússia tomará medidas adequadas em resposta”, acrescentou.

O ministro da Defesa, Andrei Belousov, disse que as ações dos EUA “evidenciam um aumento ativo de seu potencial ofensivo estratégico” e defendeu o início imediato de preparativos para testes nucleares em “escala total”. Segundo ele, o campo de testes no arquipélago russo de Nova Zembla, no Oceano Ártico, estaria pronto para uso em curto prazo.

Belousov e o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, relataram que Washington conduz “uma modernização acelerada” de seu arsenal, citando o míssil intercontinental Sentinel e o bombardeiro B-21 Raider, além de exercícios recentes que simularam ataques nucleares preventivos.

Putin ordenou que o Ministério das Relações Exteriores, o da Defesa e os serviços de segurança reúnam informações adicionais e apresentem propostas ao Conselho de Segurança. “Devemos agir de forma adequada e garantir a segurança do país em qualquer circunstância”, concluiu o presidente.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN