CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Tesouro dos EUA sanciona banqueiros e empresas da Coreia do Norte por crimes cibernéticos

Segundo o escritório, os alvos faziam parte de uma rede que movimentou milhões de dólares obtidos por hackers e programadores norte-coreanos no exterior....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou oito indivíduos e duas empresas da Coreia do Norte por envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro ligados a crimes cibernéticos e fraudes de trabalhadores de tecnologia da informação (TI).

Segundo o escritório, os alvos faziam parte de uma rede que movimentou milhões de dólares obtidos por hackers e programadores norte-coreanos no exterior.

“Hackers patrocinados pelo Estado norte-coreano roubam e lavam dinheiro para financiar o programa nuclear do regime”, disse o subsecretário do Tesouro, John K. Hurley.

Segundo o Departamento, nos últimos três anos, grupos ligados a Pyongyang roubaram mais de US$ 3 bilhões, principalmente em criptomoedas.

Entre os sancionados estão os banqueiros Jang Kuk Chol e Ho Jong Son, que administraram cerca de US$ 5,3 milhões em criptomoedas para o First Credit Bank, já listado pelo Tesouro.

Também foram incluídos a Korea Mangyongdae Computer Technology Company (KMCTC), seu presidente U Yong Su, e o Ryujong Credit Bank, além de cinco representantes de bancos estatais que atuavam na China e na Rússia.

As sanções bloqueiam todos os bens e interesses das pessoas e entidades envolvidas sob jurisdição dos EUA. Empresas com 50% ou mais de participação de indivíduos designados também são afetadas.

O Tesouro afirmou que o objetivo é “promover uma mudança positiva de comportamento”, e não punir.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN