CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Morre Dick Cheney, vice-presidente dos EUA na gestão Bush e ‘arquiteto’ da Guerra ao Terror

O discreto e enérgico Cheney serviu a presidentes pai e filho, liderando as Forças Armadas como chefe da Defesa durante a Guerra do Golfo Pérsico sob...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Morreu na noite de segunda-feira, 3, Dick Cheney, considerado o vice-presidente mais poderoso da história dos Estados Unidos. Ele foi companheiro de chapa de George W. Bush em duas campanhas vitoriosas à presidência e seu conselheiro mais influente na Casa Branca em uma era marcada por terrorismo, guerra e transformações econômicas. Cheney faleceu devido a complicações de pneumonia e problemas cardíacos e vasculares, segundo um comunicado do porta-voz da família, Jeremy Adler.

O discreto e enérgico Cheney serviu a presidentes pai e filho, liderando as Forças Armadas como chefe da Defesa durante a Guerra do Golfo Pérsico sob o governo do presidente George H.W. Bush, antes de retornar à vida pública como vice-presidente sob o governo do filho de Bush, George W. Bush.

Cheney era, na prática, o diretor de operações da presidência de Bush filho. Ele teve participação, muitas vezes decisiva, na implementação de decisões importantíssimas para o presidente e algumas de interesse pessoal – tudo isso enquanto convivia com décadas de problemas cardíacos e, após o término do governo, passou por um transplante de coração.

Cheney defendeu consistentemente as extraordinárias ferramentas de vigilância, detenção e inquisição empregadas em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. (Com informações da Associated Press)

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN