CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Coreia do Sul pede esforços da China para trazer Coreia do Norte de volta às negociações

Durante a reunião com Lee, Xi pediu a Seul que trabalhasse com Pequim para praticar o verdadeiro multilateralismo, de acordo com a mídia estatal chinesa, enquanto...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente sul-coreano Lee Jae Myung pediu ao presidente chinês, Xi Jinping, que faça maiores esforços para persuadir a Coreia do Norte a retornar às negociações, enquanto os dois líderes concordaram, neste sábado, 1º de novembro, com um conjunto de acordos para expandir seus laços econômicos e outros. A reunião individual ocorreu horas depois que eles e outros líderes da Ásia-Pacífico concluíram a cúpula anual na Coreia do Sul com uma declaração conjunta prometendo uma cooperação econômica mais forte.

Durante a reunião com Lee, Xi pediu a Seul que trabalhasse com Pequim para praticar o verdadeiro multilateralismo, de acordo com a mídia estatal chinesa, enquanto ele continuava a posicionar Pequim como o defensor da ordem comercial global abalada pelas tarifas abrangentes de Trump.

Relatos da mídia estatal chinesa sobre a reunião não trouxeram comentários relacionados à Coreia do Norte por parte de Xi. No entanto, Wi Sung-lac, diretor de segurança nacional de Lee, disse que o presidente, durante a reunião, delineou sua estratégia para alcançar a desnuclearização na Península Coreana e solicitou um papel construtivo da China para ajudar a realizar a retomada das negociações com a Coreia do Norte.

“Xi respondeu que continuaria seus esforços para ajudar a resolver questões envolvendo a Península Coreana e promover a paz e a estabilidade aqui”, disse Wi. A China é aliada tradicional e canal econômico da Coreia do Norte, mas ainda há dúvidas sobre quanto poder de influência ela tem sobre seu vizinho empobrecido.

O ponto sobre a Coreia do Norte na reunião provocou uma resposta irritada de Pyongyang. O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Pak Myong Ho, criticou a Coreia do Sul por falar sobre seu sonho de realizar a desnuclearização da Coreia do Norte.

Lee, um defensor da reconciliação com a Coreia do Norte, disse que tomaria medidas preventivas mais ativas para reduzir as tensões militares com o Norte, enfatizando que a paz na Península Coreana é essencial para a prosperidade da região Ásia-Pacífico.

O gabinete de Lee disse que a Coreia do Sul e a China também assinaram vários acordos sobre o combate conjunto a golpes online, a expansão de um acordo de livre comércio bilateral e a renovação de um acordo de swap cambial que expirou no mês passado. Fonte: Associated Press

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN