CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Clube do Samba é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio

Clube do Samba é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio

O Clube do Samba agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei sancionada pelo governador do estado, Cláudio Castro, foi......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Clube do Samba é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio

O Clube do Samba agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei sancionada pelo governador do estado, Cláudio Castro, foi publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (4). Para o executivo fluminense, a medida consolida o espaço “como referência fundamental na preservação e valorização do samba”.

Desde que foi fundado, em 1979, no bairro do Meier, na zona norte da cidade, pelo cantor e compositor João Nogueira, o Clube do Samba é a casa de grandes encontros de expoentes da música popular brasileira e de artistas de novas gerações. A fundação teve a participação de estrelas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Clara Nunes, Alcione, Cartola, Dona Ivone Lara, entre outros sambistas.

No seu site, o Clube do Samba se intitula Movimento pela arte, cultura, educação e identidade brasileira através da música, onde desenvolve atividades que vão de rodas de samba e bailes às oficinas e projetos educacionais e mantém a tradição do samba de raiz, além de promover a formação cultural de jovens.

“Temos como base nosso projeto sociocultural que atende, gratuitamente, crianças e adolescentes, com aulas de canto, cavaquinho, teatro, violão, percussão e capoeira. Todos os nossos projetos, eventos e ações abrem espaço e apresentam novos talentos da música”, diz o site.

Em janeiro de 2025, o Clube do Samba já tinha sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro. 

“Agora, com a sanção da nova lei, esse reconhecimento ganha força em âmbito estadual, ampliando a proteção institucional e fortalecendo a possibilidade de políticas públicas voltadas para a preservação e promoção do espaço”, diz nota do governo do estado.

O governador Cláudio Castro afirmou que a declaração do Clube do Samba como patrimônio imaterial do estado, reforça o compromisso do estado com as raízes culturais que moldaram a identidade do Rio. 

“Esse espaço é símbolo de resistência, memória e celebração da nossa música popular e merece todo reconhecimento institucional digno desse legado”, disse o governador.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN