AMP

Primeira faculdade de influenciadores do Brasil surge em São Paulo, mas sem credenciamento do MEC

Localizada na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, a Community Creators Academy ocupa um espaço de 14 mil metros quadrados e oferece mais de 150...

Publicado em

Por Katiane Fermino

Na era digital, a carreira de influenciador tornou-se uma das mais almejadas, movimentando um mercado em franca expansão. De olho nesse cenário, uma empresa de comunicação lançou, em São Paulo, a autodenominada “primeira faculdade de criação de conteúdo do Brasil”.

Localizada na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, a Community Creators Academy ocupa um espaço de 14 mil metros quadrados e oferece mais de 150 cenários e estúdios voltados para produção audiovisual, podcasts e música.

Sob a liderança do empresário Fabio Duarte, a instituição apresenta uma estrutura que inclui salas de aula adaptáveis a diferentes metodologias, auditório para apresentações, arena central para workshops, áreas de coworking e um bar experimental para eventos sociais e networking.

Segundo a empresa, o objetivo é proporcionar aos alunos um ambiente completo para a profissionalização e a monetização efetiva de suas atividades como criadores de conteúdo.

O processo de ingresso na Community Creators Academy é descrito como “criterioso” e envolve várias etapas. Inicialmente, o interessado deve pagar uma taxa de inscrição de aproximadamente R$ 120 para participar da seleção.

O processo seletivo exige o preenchimento de um formulário on-line, envio de carta e vídeo de intenção, além de entrevista e análise de perfil. De acordo com informações divulgadas pela instituição, são avaliados não apenas conhecimentos técnicos, mas também o potencial criativo, o compromisso com a área e o alinhamento com os valores da escola. Para ingressar, é necessário ainda desembolsar valores considerados elevados.

O curso principal oferecido pela faculdade tem duração de seis meses e é voltado para influenciadores e criadores de conteúdo que buscam profissionalização e oportunidades de monetização. Entre as disciplinas da grade curricular, estão estratégia e marketing digital, monetização e modelos de negócio, branding e posicionamento, inteligência artificial aplicada, algoritmos e engajamento, além de direito digital e contratos.

O corpo docente reúne mais de 100 professores, incluindo nomes conhecidos como Igor Coelho, fundador do Flow; a atriz Gabi Lopes; a influenciadora digital Sarah Fonseca; e Luiz Fernando Musa, CEO da agência Ogilvy Brasil.

Apesar da proposta inovadora, a Community Creators Academy não possui credenciamento junto ao MEC (Ministério da Educação). Isso significa que os cursos oferecidos não têm reconhecimento oficial como ensino superior, o que pode impactar a validade dos certificados emitidos pela instituição.

A faculdade destina-se a influenciadores e criadores de conteúdo já estabelecidos, youtubers, tiktokers e profissionais interessados em migrar para a carreira de creator, oferecendo, segundo a empresa, “conexão direta com marcas, plataformas e oportunidades reais”.

A ausência de credenciamento do MEC, porém, levanta questionamentos sobre a validade e o reconhecimento formal da formação oferecida pela instituição, que segue apostando em uma proposta diferenciada para atender à crescente demanda do mercado digital.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X