CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Rio: visitação pública ao Palácio Gustavo Capanema começa nesta quinta

Rio: visitação pública ao Palácio Gustavo Capanema começa nesta quinta

OPalácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ) será reaberto a visitação pública nesta quinta-feira (7). Por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Rio: visitação pública ao Palácio Gustavo Capanema começa nesta quinta

OPalácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ) será reaberto a visitação pública nesta quinta-feira (7). Por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), as visitas educativas terão mediação de estudantes.

O agendamento para a visitação pode ser feito a partir desta quarta-feira (6) pelo site do ministério. O interessado pode optar pela modalidade individual ou em grupo, sempre às quintas e sextas-feiras, nos horários de 9h, 11h30, 14h e 15h30.

A visita poderá ser também em inglês. Neste caso serão nas quintas, às 11h30; e nas sextas, às 15h30. A marcação deve ser feita com pelo menos 24 horas de antecedência.

Em nota, do Ministério da Cultura, a ministra Margareth Menezes diz que reabrir o Palácio Gustavo Capanema às visitas do público é reconectar o Brasil com um dos maiores símbolos da arquitetura e da história cultural, brasileiras. 

Visitas serão intermediadas por estudantes da UFRJ- Tomaz Silva/Agência Brasil

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

História

Construído entre 1937 e 1945 para ser a sede do Ministério da Educação e Saúde Pública, o prédio de 16 pavimentos é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo. O prédio foi projetado por Lúcio Costa, com colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria do arquiteto, urbanista, escultor e pintor, o suíço e naturalizado francês Le Corbusier.

O espaço, que abriga obras de arte de Cândido Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi, entre outros artistas, representa importante valor simbólico na história cultural do país, como referência de inovação arquitetônica e do patrimônio cultural brasileiro. Ele foi inscrito no Livro do Tombo das Belas Artes em 1948.

Rio de Janeiro (RJ), 06/05/2025 – Jardins projetados por Roberto Burle Marx no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil – Tomaz Silva/Agência Brasil

Reforma

Instalado em uma área de 27.536 metros quadrados (m²), o Capanema passou por obras de conservação e modernização, que começaram em fevereiro de 2019. Depois de interrupções pelo caminho, foi reaberto no dia 20 de maio de 2025. A reforma teve foco no restauro da estrutura e na preservação do valor histórico do prédio e investimento de R$ 84,3 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Símbolo da cultura nacional, o edifício também foi um marco de resistência, tendo sido palco de movimentos em defesa da cultura. Em 2016, passou pelo “Ocupa MinC”, ação organizada pela sociedade contra a então extinção do Ministério da Cultura. Em 2021, os protestos foram, novamente, contra o desmonte do MinC, e contrários à inclusão do Capanema na lista de imóveis que seriam leiloados pelo governo de Jair Bolsonaro. A repercussão negativa da venda do Palácio fez o governo federal retirá-lo do “feirão de imóveis”.

Obra do Candido Portinari em sala do Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro – Tomaz Silva/Agência Brasil

Resistência

Em momentos difíceis para a área cultural do país, o edifício foi lugar de resistência de movimentos em defesa da cultura. Em 2016, uma ação organizada por artistas, profissionais da cultura e sociedade civil chamada de Ocupa MinC foi contra a extinção do Ministério da Cultura pelo governo Michel Temer (MDB).

Durante a manifestação, os cantores e compositores Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Otto fizeram shows gratuitos no local. Novas manifestações ocorreram em 2021, dessa vez para protestar contra o desmonte do Ministério da Cultura e a inclusão do Capanema na lista de imóveis que seriam leiloados pelo governo de Jair Bolsonaro. Com a repercussão negativa da venda, o governo federal retirou o Palácio do feirão de imóveis.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN