CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Onda polar derruba temperaturas e faz 22 cidades terem manhã mais gelada de julho
Foto: AEN

Onda polar derruba temperaturas e faz 22 cidades terem manhã mais gelada de julho

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as cidades que apresentaram temperaturas...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Onda polar derruba temperaturas e faz 22 cidades terem manhã mais gelada de julho
Foto: AEN

Uma massa de ar polar que chegou ao Paraná na segunda-feira (28) provocou queda gradual das temperaturas em todo o Estado. O fenômeno atingiu seu ápice na madrugada desta quarta-feira (30), quando quatro cidades registraram temperaturas abaixo de zero e outras 22 tiveram a manhã mais fria do mês de julho de 2025.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as cidades que apresentaram temperaturas negativas foram General Carneiro (-3,4°C), São Mateus do Sul (-1,4°C), Palmas (-0,1°C) e Ponta Grossa (-0,1°C). Além disso, municípios como Guarapuava (0,8°C), União da Vitória (0,7°C), Pinhão (0,6°C), Jaguariaíva (0,5°C), Lapa (0,3°C) e Fazenda Rio Grande (0,1°C) também tiveram marcas próximas de zero grau.

O frio intenso fez com que 22 cidades registrassem nesta quarta-feira a menor temperatura do mês: Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Guarapuava, Guaratuba, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A geada foi registrada em diversas regiões do Estado. Na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais, a intensidade variou de fraca a moderada. Já nas áreas que apresentaram temperaturas negativas, houve registro de geada forte.

Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, “não é o resfriamento mais intenso deste inverno, não superando os dias 24 e 25 de junho, mas ainda assim é uma onda de frio bem expressiva, pois até mesmo nas porções mais ao Norte e em algumas cidades do Oeste e Sudoeste tivemos o dia mais gelado do mês de julho”.

A previsão para esta quinta-feira (31) indica que o frio continuará, com possibilidade de geadas fracas a moderadas entre os Campos Gerais, Sul e Leste do Paraná, além de nevoeiros principalmente na Serra do Mar e no Vale do Ribeira. Gradualmente, as temperaturas devem subir, com a massa de ar frio perdendo força a partir de sexta-feira (1.º). “No fim de semana teremos temperaturas um pouco mais elevadas e com predomínio de sol. Não há chance de chuva nesses próximos dias”, destaca Jacóbsen.

O Simepar, responsável pelo monitoramento meteorológico no Estado, conta com 120 estações telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. O órgão fornece dados para a Coordenadoria da Defesa Civil e para a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, auxiliando na resposta a situações extremas como chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br, com duas atualizações diárias e informações sobre chuvas, temperaturas, umidade do ar e ventos.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN