
Ex-presidente Bolsonaro vai à motociata com tornozeleira
Bolsonaro deixou a sede do Partido Liberal (PL) no início da tarde, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP)....
Publicado em
Por Silmara Santos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta terça-feira (29/7), de uma motociata promovida por aliados em sua homenagem, com ponto de partida no Capital Moto Week, evento anual que reúne motociclistas de todo o Brasil na região da Granja do Torto, em Brasília. A presença de Bolsonaro no evento ocorre em meio ao cumprimento de diversas medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro deixou a sede do Partido Liberal (PL) no início da tarde, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e deputados federais do PL também participaram do ato. Ao ser abordado por jornalistas, Bolsonaro evitou declarações, afirmando: “Querem entrevista? Só pedir autorização do STF que eu dou”.
Apesar de o ministro Alexandre de Moraes, do STF, já ter decidido que não há impedimento para que o ex-presidente conceda entrevistas, Bolsonaro tem evitado se pronunciar publicamente, citando o veto ao uso de redes sociais imposto pela Justiça. O ex-mandatário também está proibido de se aproximar de embaixadas e consulados de países estrangeiros, manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras, além de estar impedido de se comunicar com Eduardo Bolsonaro e outros investigados em processos relacionados à suposta trama golpista.
Entre as restrições determinadas pelo STF estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h de segunda a sexta-feira, além de permanência em casa durante fins de semana e feriados. Bolsonaro também está proibido de utilizar redes sociais.
Mais cedo, Bolsonaro havia declarado que provavelmente não participaria da motociata pilotando uma motocicleta, mencionando uma “medida restritiva da dona Michelle”, em referência à ex-primeira-dama. Ele ainda se recupera de uma cirurgia realizada em abril.
A motociata, organizada por apoiadores do ex-presidente, foi divulgada em vídeos nas redes sociais, nos quais os participantes convocam a população a “ir à luta” por Bolsonaro. Esta não é a primeira vez que o evento conta com a presença do ex-mandatário; em 2023, ele também foi recebido no local por apoiadores.
As restrições impostas a Bolsonaro decorrem de operação da Polícia Federal realizada em 18 de julho. Segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes, as investigações apontam que Bolsonaro e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), teriam atuado para pressionar governos estrangeiros, especialmente os Estados Unidos, a adotar sanções contra agentes públicos brasileiros.
Na semana passada, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica à imprensa e classificou o equipamento como “símbolo da máxima humilhação”. O ministro Moraes advertiu que houve descumprimento das medidas cautelares e alertou que eventual reincidência poderá resultar em prisão preventiva imediata.
Fonte: Metrópoles
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou