CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Fuga termina em Roma: Zambelli é detida e Justiça italiana decide destino

Fuga termina em Roma: Zambelli é detida e Justiça italiana decide destino

Segundo informações de Bonelli, divulgadas em sua conta na rede social X, o parlamentar italiano comunicou à polícia o endereço onde Zambelli se encontrava. “Carla Zambelli...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Fuga termina em Roma: Zambelli é detida e Justiça italiana decide destino

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida nesta terça-feira (29/7) em um apartamento em Roma, na Itália. A prisão foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pela Polícia Federal brasileira. Zambelli foi encaminhada a uma delegacia da capital italiana, onde aguardará a decisão da Justiça local sobre sua possível extradição para o Brasil.

Segundo informações de Bonelli, divulgadas em sua conta na rede social X, o parlamentar italiano comunicou à polícia o endereço onde Zambelli se encontrava. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, afirmou.

A Polícia Federal brasileira confirmou que Zambelli não apresentou resistência ao ser abordada pelas autoridades italianas. Após a detenção, a deputada permanece sob custódia enquanto aguarda a decisão judicial, que deverá ser tomada em até 48 horas.

A Justiça da Itália avaliará três possibilidades: manter a parlamentar presa no país, conceder sua liberdade ou autorizar a extradição para o Brasil, conforme solicitação do governo brasileiro.

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou ter conversado com a defesa de Zambelli. Segundo relato do advogado, a deputada teria se apresentado “espontaneamente” às autoridades italianas para dar início ao pedido de asilo político e solicitar que não seja extraditada. “Ela fez o seu pedido no dia de hoje e, agora, seguirão os trâmites normais da justiça italiana”, declarou Cavalcante em vídeo.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti. Após a condenação, a deputada deixou o Brasil no início de junho, fugindo para a Itália, país onde possui cidadania. Desde então, o governo brasileiro vinha tentando, sem sucesso, obter a extradição da parlamentar.

Agora, caberá à Justiça italiana decidir o futuro de Zambelli, que aguarda sob custódia policial em Roma.

Fonte: Metrópoles

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN