
Fuga termina em Roma: Zambelli é detida e Justiça italiana decide destino
Segundo informações de Bonelli, divulgadas em sua conta na rede social X, o parlamentar italiano comunicou à polícia o endereço onde Zambelli se encontrava. “Carla Zambelli...
Publicado em
Por Silmara Santos

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida nesta terça-feira (29/7) em um apartamento em Roma, na Itália. A prisão foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pela Polícia Federal brasileira. Zambelli foi encaminhada a uma delegacia da capital italiana, onde aguardará a decisão da Justiça local sobre sua possível extradição para o Brasil.
Segundo informações de Bonelli, divulgadas em sua conta na rede social X, o parlamentar italiano comunicou à polícia o endereço onde Zambelli se encontrava. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, afirmou.
A Polícia Federal brasileira confirmou que Zambelli não apresentou resistência ao ser abordada pelas autoridades italianas. Após a detenção, a deputada permanece sob custódia enquanto aguarda a decisão judicial, que deverá ser tomada em até 48 horas.
A Justiça da Itália avaliará três possibilidades: manter a parlamentar presa no país, conceder sua liberdade ou autorizar a extradição para o Brasil, conforme solicitação do governo brasileiro.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou ter conversado com a defesa de Zambelli. Segundo relato do advogado, a deputada teria se apresentado “espontaneamente” às autoridades italianas para dar início ao pedido de asilo político e solicitar que não seja extraditada. “Ela fez o seu pedido no dia de hoje e, agora, seguirão os trâmites normais da justiça italiana”, declarou Cavalcante em vídeo.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti. Após a condenação, a deputada deixou o Brasil no início de junho, fugindo para a Itália, país onde possui cidadania. Desde então, o governo brasileiro vinha tentando, sem sucesso, obter a extradição da parlamentar.
Agora, caberá à Justiça italiana decidir o futuro de Zambelli, que aguarda sob custódia policial em Roma.
Fonte: Metrópoles
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou