CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Eurasia: riscos para a aliança EU-EUA continuam, apesar dos acordos comerciais e da OTAN

“Embora as relações entre ambos estejam em uma posição melhor do que em fevereiro, inclusive em relação à Ucrânia, muitos riscos permanecem, inclusive na relação ao...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Juntamente com o acordo na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de junho sobre uma meta de gastos de 5% do PIB até 2032, o acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) ajudará a abordar duas preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, com a UE: que ela está se beneficiando da proteção de segurança americana sem contribuir adequadamente e que tem uma relação comercial mercantilista e desequilibrada com os EUA, diz a Eurasia em relatório publicado nesta segunda, 28.

“Embora as relações entre ambos estejam em uma posição melhor do que em fevereiro, inclusive em relação à Ucrânia, muitos riscos permanecem, inclusive na relação ao acordo-quadro anunciado ontem”, aponta a consultoria.

Além disso, embora a Groenlândia tenha praticamente desaparecido dos comentários públicos da administração Trump, ela continua sendo um foco internamente e uma presença ampliada dos EUA é um objetivo real para muitos no círculo do presidente.

O maior risco é que as percepções europeias de uma relação mais estável com os EUA encorajem mais complacência, segundo a análise. Se as capitais europeias passarem a acreditar que os EUA agora representam menos um perigo claro e presente, isso pode alimentar a complacência e desacelerar o impulso por trás dos gastos com defesa e reformas de longo alcance, seja para o próximo orçamento de 2028-34 ou para os mercados de capitais, acrescenta a Eurasia.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN