CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Brasil vai criar comissão para levantar minerais críticos, diz Lula

“Estamos criando uma comissão para levantar todas as riquezas no nosso solo e subsolo”, afirmou....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Brasil vai criar uma comissão para levantar e controlar suas riquezas naturais, como minerais críticos, disse nesta segunda-feira, 28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também afirmou que o País vai ficar com esses minerais e aproveitar seus benefícios.

“Estamos criando uma comissão para levantar todas as riquezas no nosso solo e subsolo”, afirmou.

“Nesses dias, vi uma matéria (informando) que os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos do Brasil. E, se esse mineral já é crítico, vou pegar para mim, por que vou deixar para outro pegar?”

A declaração foi dada durante cerimônia de inauguração de usina a gás natural em São João da Barra, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 28.

“Só conhecemos o equivalente a 30% (das riquezas). Cerca de 70% das nossas riquezas não foram ainda pesquisadas. E nós temos de dar autorização para a empresa pesquisar sob nosso controle. Quando dermos autorização, ela não pode vender sem conversar com o governo e muito menos vai poder vender a área com o minério. Porque aquilo é nosso, é do povo brasileiro, que tem de ter o direito de usufruir das riquezas que essas coisas podem produzir”, declarou o presidente.

“Só se fala em transição energética, energias renováveis e sustentáveis, etanol, biodiesel, hidrogênio verde. E todas essas coisas o Brasil tem de sobra. E aí o Brasil pode ser o país mais importante nessa questão da transição energética”, disse Lula.

Os chamados minerais críticos, necessários para impulsionar as novas tecnologias – da energia limpa ao carro elétrico -, foram citados pelo encarregado de negócios e embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, conforme o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O Ibram recebeu visita da autoridade americana na semana passada. Segundo comunicado do Ibram, Escobar demonstrou interesse na Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos em preparação pelo governo brasileiro, bem como iniciativas parlamentares nesse mesmo contexto.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN