
Brasil deixa novamente o Mapa da Fome, anuncia ONU
De acordo com o levantamento divulgado, com base na média trienal dos anos de 2022, 2023 e 2024, o Brasil está abaixo do limite de 2,5%...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome pela segunda vez na história. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28/7) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), realizada em Adis Abeba, na Etiópia.
De acordo com o levantamento divulgado, com base na média trienal dos anos de 2022, 2023 e 2024, o Brasil está abaixo do limite de 2,5% da população em risco de subnutrição ou insegurança alimentar, critério usado pela FAO para definir a inclusão de um país no Mapa da Fome.
Os dados estão reunidos no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” (SOFI 2025), lançado durante o evento, que segue até 29 de julho.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou a conquista e relembrou que “sair do Mapa da Fome era objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato, em janeiro de 2023”. Segundo ele, a meta foi alcançada em dois anos, após 2022 ser considerado o ano mais crítico para a fome no Brasil.
Esta é a segunda vez que o Brasil deixa o Mapa da Fome. A primeira ocorreu em 2014, mas o país voltou a figurar na lista em 2018, conforme o Ministério.
“O exemplo brasileiro pode ser adaptado em muitos países ao redor do globo. No Brasil, sair do Mapa da Fome é só o começo. Queremos justiça alimentar, soberania e bem-estar para todos”, reforçou Wellington Dias.
Segundo dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), aplicados nas pesquisas do IBGE, cerca de 24 milhões de brasileiros deixaram a situação de insegurança alimentar grave até o fim de 2023.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a retirada do país do Mapa da Fome:
“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do Mapa da Fome, mais uma vez”, escreveu no X (antigo Twitter).
Ele classificou a saída como “uma conquista histórica, que mostra que, com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”.
O que é o Mapa da Fome?
O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica os países onde mais de 2,5% da população vive em subalimentação grave, ou seja, em insegurança alimentar crônica. Estar no mapa indica que uma parcela significativa da população não tem acesso regular a alimentos em quantidade suficiente para garantir uma vida saudável.
Com informações do Metrópoles
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou