CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Minério e NY limitam queda do Ibovespa por incerteza com tarifas e temas internos como IOF

Além disso, ficam no foco as incertezas com as tarifas impostas a produtos brasileiros pelos Estados Unidos e temas relacionados ao Brasil. Nesta manhã, o dólar...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A valorização das commodities e das bolsas americanas é insuficiente para estimular alta do Ibovespa no início da sessão desta quinta-feira, 17. A agenda interna de indicadores é esvaziada, enquanto no exterior saíram dados dos EUA, como as vendas do varejo, reforçando que a economia está fortalecida.

Além disso, ficam no foco as incertezas com as tarifas impostas a produtos brasileiros pelos Estados Unidos e temas relacionados ao Brasil. Nesta manhã, o dólar ante o real sobe enquanto os juros futuros iam para o negativo.

“Os últimos dias têm sido mais voláteis na curva de juros e no dólar. Tem toda uma discussão de interferência de Trump Donald Trump, presidente dos EUA no Fed e isso tem gerado ruídos, embora saiba que o próprio presidente do Fed Jerome Powell tem uma certa blindagem, mas acaba gerando cautela”, avalia Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Asset Management. Esses ruídos se somam às incertezas tarifárias, elevando a cautela nos mercados, completa.

No foco dos investidores está ainda a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de manter parte do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas rejeitando o trecho que tratava da tributação das operações de risco sacado.

“O posicionamento do STF impacta o mercado de crédito ao trazer novas variáveis para operações que já vinham sendo ajustadas a um cenário de juros elevados”, pontua Jorge Kotz, CEO da Holding Grupo X, em nota.

O mercado também digere a pesquisa da Genial/Quaest, mostrando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou melhora nas intenções de voto para as eleições de 2026 e venceria todos os potenciais adversários no primeiro e no segundo turnos. Papéis de estatais são as que mais podem reagir ao avanço do petista.

Na quarta-feira, 16, os juros futuros e o dólar à vista subiram levemente com o receio de que esse cenário enfraqueça candidaturas de centro-direita em 2026, enquanto a popularidade de Lula cresce.

Também na quarta, um levantamento divulgado pelo mesmo instituto apontou que a reação do governo federal ao anúncio do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi positiva na avaliação de Lula.

Após sete sessões em queda, o Ibovespa fechou esta quarta em alta de 0,19%, aos 135.510,99 pontos.

Às 11h11 desta quinta, o Índice Bovespa caía 0,21%, aos 135.225,02 pontos, ante recuo de 0,37%, na mínima em 135.016,25 pontos, vindo de abertura de 135.515,23 pontos, praticamente a mesma marca da máxima (135.528,26 pontos, em alta de 0,01%).

Entre as blue chips, Petrobras caía entre 0,53% (PN) e 0,17% (ON). O minério de ferro fechou com valorização de 1,81% hoje em Dalian e o petróleo Brent avançava 0,03%.

No caso de grandes bancos, Unit de Santander e Itaú Unibanco subiam entre 0,18% e 0,97%. Já BB (-1,10%) e Bradesco recuavam em torno de 0,80%.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN