CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Câmara aprova terceirização em presídios e acirra debate sobre privatização
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Câmara aprova terceirização em presídios e acirra debate sobre privatização

A proposta autoriza a execução indireta de diversas atividades nos presídios, incluindo assistência material, jurídica, educacional, social e religiosa, além de serviços de assistência à saúde...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Câmara aprova terceirização em presídios e acirra debate sobre privatização
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (14), o Projeto de Lei 2694/15, que amplia o rol de atividades passíveis de terceirização no sistema prisional brasileiro. O texto, originado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário Brasileiro, recebeu substitutivo do relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para a elaboração da redação final.

A proposta autoriza a execução indireta de diversas atividades nos presídios, incluindo assistência material, jurídica, educacional, social e religiosa, além de serviços de assistência à saúde e apoio na movimentação interna dos detentos. O projeto também prevê a terceirização do apoio aos serviços de monitoramento e rastreamento de presos por dispositivos eletrônicos autorizados por lei.

Segundo o texto aprovado, empresas contratadas e seus parceiros privados poderão empregar monitores, auxiliares e supervisores para a execução dos contratos. Esses profissionais poderão cumprir jornadas de trabalho de 12 horas seguidas por 36 horas de descanso (12/36).

Durante a tramitação, líderes partidários firmaram acordo para que o Senado Federal retire do texto os trechos que permitiam a atuação da iniciativa privada em serviços de segurança pública, como monitoramento e transporte de presos. “A gente segue no acordo, com intervenção junto ao Senado Federal e, posteriormente, a matéria voltará com as modificações que sofrer lá”, afirmou o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (AL).

A proposta gerou debate em Plenário. Para a líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), o projeto pode abrir caminho para a privatização de parte do sistema carcerário. “Estamos entregando para o setor privado algo que é essencial para o funcionamento do Estado, que é a segurança pública”, declarou.

Em contraponto, o deputado Luiz Lima (Novo-RJ) argumentou que a medida reforça a visão liberal de Estado mínimo, ao permitir a atuação do setor privado em funções consideradas não essenciais do sistema prisional. “Todos citaram que o sistema prisional é uma catástrofe, qual o problema de mudar?”, questionou. A deputada Bia Kicis (PL-DF) também defendeu a proposta, afirmando que mudanças são necessárias diante dos problemas enfrentados pelo setor.

O texto agora aguarda a redação final na CCJ antes de seguir para nova análise no Senado Federal.

Fonte: Portal Câmara.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN