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Imagem referente a Apoio ao audiovisual como estímulo ao turismo é debatido em Noronha

Apoio ao audiovisual como estímulo ao turismo é debatido em Noronha

Uma film commission, ou comissão fílmica, é uma organização, geralmente governamental, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual em uma determinada região, oferecendo......

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Por CGN

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Uma film commission, ou comissão fílmica, é uma organização, geralmente governamental, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual em uma determinada região, oferecendo suporte e informações para produtoras e equipes de filmagem. 

Essas organizações oferecem suporte em várias etapas de uma produção, desde a burocracia para filmagens até o contato com fornecedores e o mapeamento de possíveis locações.

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Comissão fílmica nacional

O Brasil tem comissões fílmicas locais, como as de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda não dispõe de um órgão nacional com essa atribuição, necessidade que foi destacada pelos participantes do evento.

Em uma palestra dedicada a esse tema, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, e a secretária do audiovisual, Joelma Gonzaga, discutiram a necessidade de uma film commission nacional e de uma regulamentação do streaming. 

Gonzaga afirmou que o Minc lidera um grupo de trabalho interministerial que debate a criação dessa comissão fílmica, do qual também participam o Ministério do Turismo, a Embratur, a Apex e a Rede de Film Commission Nacional.

A coordenadora de economia criativa da Porto Alegre Film Commission, Joana Braga, acredita que qualificar as film commissions no país é fundamental para o desenvolvimento econômico. 

“Viemos aqui e apostamos na participação e patrocínio deste evento porque era necessário qualificar a discussão sobre as film commissions no país. Isso ficou claro nas falas do Ministério da Cultura, da Embratur e do Ministério do Turismo, que perceberam a oportunidade de trabalhar de forma engajada e colaborativa pela film commission nacional.”

Casos de Sucesso

Com a premissa de que o audiovisual é uma ferramenta poderosa de promoção do turismo, o evento apresentou casos de sucesso de film commissions internacionais, como a de Medellín, que conseguiu contribuir para a reversão da imagem de local perigoso que era atribuída à cidade colombiana. A capital portuguesa, Lisboa, é outra cidade considerada um bom exemplo de atração do audiovisual. 

“Sem dúvida, é uma forma muito eficiente de mostrar o Brasil. O audiovisual e o turismo têm uma relação simbiótica. O N2B tornou possível o encontro de pessoas desse universo, trouxe tutores para os projetos, trouxe as film commissions, curadores, o ICMBio, a Embratur. Foi um encontro muito próspero”, resumiu Andréa.

*A repórter viajou a convite dos organizadores do evento.

Fonte: Agência Brasil

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