
Apoio ao audiovisual como estímulo ao turismo é debatido em Noronha
Uma film commission, ou comissão fílmica, é uma organização, geralmente governamental, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual em uma determinada região, oferecendo......

Publicado em
Por CGN

Uma film commission, ou comissão fílmica, é uma organização, geralmente governamental, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual em uma determinada região, oferecendo suporte e informações para produtoras e equipes de filmagem.
Essas organizações oferecem suporte em várias etapas de uma produção, desde a burocracia para filmagens até o contato com fornecedores e o mapeamento de possíveis locações.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Comissão fílmica nacional
O Brasil tem comissões fílmicas locais, como as de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda não dispõe de um órgão nacional com essa atribuição, necessidade que foi destacada pelos participantes do evento.
Em uma palestra dedicada a esse tema, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, e a secretária do audiovisual, Joelma Gonzaga, discutiram a necessidade de uma film commission nacional e de uma regulamentação do streaming.
Gonzaga afirmou que o Minc lidera um grupo de trabalho interministerial que debate a criação dessa comissão fílmica, do qual também participam o Ministério do Turismo, a Embratur, a Apex e a Rede de Film Commission Nacional.
A coordenadora de economia criativa da Porto Alegre Film Commission, Joana Braga, acredita que qualificar as film commissions no país é fundamental para o desenvolvimento econômico.
“Viemos aqui e apostamos na participação e patrocínio deste evento porque era necessário qualificar a discussão sobre as film commissions no país. Isso ficou claro nas falas do Ministério da Cultura, da Embratur e do Ministério do Turismo, que perceberam a oportunidade de trabalhar de forma engajada e colaborativa pela film commission nacional.”
Casos de Sucesso
Com a premissa de que o audiovisual é uma ferramenta poderosa de promoção do turismo, o evento apresentou casos de sucesso de film commissions internacionais, como a de Medellín, que conseguiu contribuir para a reversão da imagem de local perigoso que era atribuída à cidade colombiana. A capital portuguesa, Lisboa, é outra cidade considerada um bom exemplo de atração do audiovisual.
“Sem dúvida, é uma forma muito eficiente de mostrar o Brasil. O audiovisual e o turismo têm uma relação simbiótica. O N2B tornou possível o encontro de pessoas desse universo, trouxe tutores para os projetos, trouxe as film commissions, curadores, o ICMBio, a Embratur. Foi um encontro muito próspero”, resumiu Andréa.
*A repórter viajou a convite dos organizadores do evento.
Fonte: Agência Brasil
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou