CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Exposição sobre Frida Kahlo propõe diálogo entre tempos e territórios em Cascavel
Foto: Secom

Exposição sobre Frida Kahlo propõe diálogo entre tempos e territórios em Cascavel

Idealizado pela artista plástica e curadora Maria Vieira, o projeto está em seu terceiro ano de itinerância pelo Brasil. Desde sua estreia em Sorocaba (SP), a...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Exposição sobre Frida Kahlo propõe diálogo entre tempos e territórios em Cascavel
Foto: Secom

A força criativa, a dor transformada em arte e a coragem de romper barreiras de sua época fazem de Frida Kahlo um símbolo de resistência e inspiração que continua a ecoar. É com essa energia que chega a Cascavel, no domingo (6), a partir das 9h30, a exposição Frida Kahlo – Uma Mulher à Frente do Seu Tempo, em cartaz até 6 de agosto, no Centro Cultural Gilberto Mayer. A mostra é gratuita e aberta ao público.

Idealizado pela artista plástica e curadora Maria Vieira, o projeto está em seu terceiro ano de itinerância pelo Brasil. Desde sua estreia em Sorocaba (SP), a exposição já percorreu 19 cidades em diversos estados, passando por capitais como São Paulo, Santos e Curitiba, sempre com o apoio das secretarias municipais de Cultura. Em cada parada, o projeto incorpora novos olhares e amplia seu alcance artístico e social.

Cascavel marca a 20ª edição da itinerância e dá início a uma nova fase do projeto, voltada ao fortalecimento da produção artística da Região Sul. Para esta etapa, foram selecionados 29 artistas, incluindo nomes de Cascavel e de cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Paranaguá.

Segundo as curadoras Maria Vieira e Yara Cluxnei, o objetivo da mostra é provocar reflexões sobre o universo íntimo e revolucionário de Frida, a partir do olhar contemporâneo de artistas de diferentes formações, origens e estilos. Desde o início do projeto, mais de 50 artistas já passaram pelas edições, num processo coletivo de releitura e ressignificação da figura de Frida Kahlo.

“Frida representa a mulher que ousou viver a própria verdade. Mesmo com o corpo marcado pela dor, ela criou com intensidade e liberdade. Nossa proposta é permitir que outros artistas também encontrem, em sua trajetória, motivos para voar”, afirma Maria Vieira, fazendo referência à célebre frase da artista mexicana: “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”

A exposição apresenta obras nas mais diversas linguagens visuais – pintura, colagem, fotografia, escultura, instalação – cada uma refletindo uma percepção singular sobre a vida, a obra e o legado de Frida Kahlo. Mais do que homenagear uma artista icônica, a mostra propõe um diálogo entre tempos, territórios e vivências, costurando a figura de Frida com inquietações e temas do presente.

A visitação é gratuita, e a programação inclui ainda rodas de conversa com os artistas participantes, ações educativas e mediações culturais, aproximando o público da produção artística contemporânea inspirada por uma das maiores figuras da arte latino-americana.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN