CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Número 3 do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, devido a um problema......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Número 3 do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, devido a um problema inédito com o visto de entrada no país. A competição – similar a um Grand Slam – é uma das principais do circuito mundial de tênis de mesa e tem início nesta sexta-feira (4). O atleta foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB), órgão público do país, que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023. Calderano tem cidadania e passaporte portugueses, que usufruem de isenção de visto para entrar nos EUA, assim como os demais cidadãos de países integrantes da União Europeia. 

O brasileiro viajou à Cuba para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – ambos os eventos foram organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Acostumado a viajar aos EUA, o mesatenista solicitou, como de costume, dispensa do visto ao Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, na sigla em inglês). No entanto, mediante à demora na confirmação do pedido, Calderano buscou informações sobre a lentidão no processo de autorização junto à Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB). Então descobriu o motivo da não-autorização: a ida à Cuba em 2023.

Daí em diante, a equipe do atleta foi em busca do visto emergencial, contanto inclusive com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). Calderano conseguiu a aprovação de um agendamento emergencial, mas, segundo a assessoria do atleta, não houve disponibilidade para uma entrevista consular que o permitisse chegar a tempo de competir em Las Vegas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Na área dedicada a “viagens” no site do governo federal dos EUA, constam restrições a cidadãos que fazem parte do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagem Terroristas de 2025. Um das restrições refere-se a cidadãos que estiveram em Cuba em ou após 12 de janeiro de 2021 – as exceções seriam limitadas a viagens de fins diplomáticas ou militares a serviço de um país integrante do Programa de Isenção.

No último fim de semana, o brasileiro faturou o WTT Star Contender Ljubljana (Eslovênia). Após nove temporadas, Calderano encerrou em grande estilo sua trajetória no alemão Ochsenhausen, liderando a equipe na conquista da Liga Alemã de tênis de mesa.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN